A Arquidiocese de Teresina abraçou a campanha nacional ´É Tempo de Cuidar´ e mobilizou as escolas da capital para arrecadar alimentos e materiais de higiene a serem destinados para as famílias em situação de vulnerabilidade diante da pandemia do coronavírus. O Arcebispo Metropolitano, Dom Jacinto Brito, enviou uma carta para algumas instituições de ensino solicitando apoio para a campanha solidária.
No último dia 02 de junho, o diretor geral pedagógico do CEV Colégio, Neto Ceará, acompanhado do diretor pedagógico da unidade Frei Serafim, Álvaro Noleto, realizaram a entrega dos donativos arrecadados nas unidades de ensino. Os gestores foram recepcionados pelo vigário geral da Arquidiocese, padre Tony Batista, e pela coordenadora da Cáritas Teresina, Lucineide Rodrigues. Durante a visita, o professor Neto Ceará contou como aconteceu a mobilização da escola.
“Toda a família CEV recebeu com muito carinho, porque nós enquanto escola sabemos da importância dessas parcerias, principalmente, em um momento muito difícil que estamos vivendo. Então o nosso setor de marketing e eventos mobilizou um bom número de pessoas que puderam ajudar, mesmo com um número reduzido de alunos que estão indo à escola por conta do sistema híbrido de aulas. E nossa escola sempre está disponível para essas parcerias, estamos sempre ajudando a comunidade porque acreditamos que é um papel importante que a escola exerce na sociedade”, destacou.
O Colégio Diocesano São Francisco de Sales e Diocesano Infantil – D&D também mobilizaram toda a diretoria, colaboradores, alunos e familiares para a ação solidária emergencial. Nesta sexta-feira, dia 04, a escola realizou a entrega de 1700 kg de alimentos, além de produtos de higiene pessoal e limpeza, roupas e brinquedos arrecadados. A assistente social Juliana Karine Melo, que esteve à frente da campanha na instituição de ensino, conta que o colégio se sentiu muito honrado em participar da ‘É Tempo de Cuidar’, porque o mundo inteiro vem sendo impactado pelos problemas sociais agravados pela pandemia.
“Nós nos mobilizamos na tentativa de levar um pouco de esperança para quem precisa no momento e articulamos uma grande divulgação em nossos canais de comunicação e contamos com nossos educadores para a sensibilização dos alunos e seus familiares. O resultado foi muito positivo com uma boa quantidade de doações. Fizemos apenas o que Deus nos pede a cada momento, ter solidariedade e empatia com nossos irmãos e seguir no mandamento mais bonito que Ele pediu: ‘Amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo”, ressaltou.
As doações continuam
Na Arquidiocese, a campanha é sistematizada pela Cáritas Teresina, que tem como missão testemunhar o Evangelho, defendendo e promovendo toda forma de vida, junto às pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social.
De acordo com a coordenadora Lucineide Rodrigues, foi feito contato com muitas escolas de Teresina para integrar os alunos à esse chamado a solidariedade e cuidado com o outro durante esse tempo difícil, onde muitas pessoas estão passando fome.
“Estamos muito felizes porque os colaboradores, professores, alunos e familiares foram muito receptivos com a nossa campanha, então eu quero agradecer imensamente todas as doações que chegaram. O Colégio Sagrado Coração de Jesus e o Colégio Santo Afonso também abraçaram a campanha e realizaram doações que já foram entregues para várias famílias que estão passando por necessidade. E as últimas doações serão entregues em breve”, disse.
A campanha na Arquidiocese de Teresina foi encerrada oficialmente no dia de Corpus Christi, 03 de junho, mas as doações continuam, segundo informa Lucineide. “Você que ainda não doou e deseja doar pode ir no Centro Pastoral Paulo deixar os donativos, porque ainda ‘É Tempo de Cuidar’”, convidou a população.