A Paróquia de Santa Cruz, localizada no município de São Gonçalo do Piauí, Forania Rural I, recebeu a primeira Visita Pastoral Missionária do ano de 2021, que teve como tema: “Por tua palavra lançarei as redes”. A visita aconteceu durante quatro dias, iniciando na quinta-feira (27) e seguindo até o domingo (30).
O Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, juntamente com o pároco, Padre Airton de Maria, participou de reuniões pastorais e movimentos da paróquia, além de visitas na residência dos fiéis da cidade e de comunidades próximas. O Arcebispo avalia toda a articulação da paróquia para a realização dessa Visita Pastoral e como a missão evangelizadora permaneceu viva durante a pandemia.
“Primeiro eu senti que a paróquia se preparou para essa visita, está tudo organizado, as pessoas estavam avisadas, tudo o que estava previsto na programação está sendo realizado. Claro que nós estamos em uma realidade simples, que é uma cidade pequena, mas com uma vida religiosa intensa, a pandemia não cortou a vitalidade da paróquia”, disse.
Dom Jacinto destaca também os momentos das visitas e como ficou satisfeito em conhecer algumas comunidades que fazem parte da paróquia Santa Cruz. “Visitei diversas famílias, a maioria eram compostas por doentes, idosos que não podem ir mais a igreja, em um determinado lugar não tinha capela e nós ficamos de baixo de uma árvore. Foi aquela alegria, todo mundo conversando, brincando. Estou imensamente feliz em conhecer essa parte da paróquia que eu ainda não conhecia”, expressa o Arcebispo.
O padre Airton de Maria, Pároco da Igreja Santa Cruz, que também acompanhou toda a programação, revela que todos receberam com muita felicidade a presença do Arcebispo na cidade. Ele destacou ainda a importância de ter esse momento entre um líder da igreja católica com os fiéis.
“Para nós é uma grande alegria esse momento do nosso bispo no meio de nós. A visita de um bispo em uma paróquia é um reavivamento espiritual, de forma particular por parte da evangelização, principalmente nesse momento de pandemia. Ele como um pastor veio dizer aqui que nós não estamos sozinhos, por que a igreja estar como sempre esteve, ao lado das suas ovelhas”, pontuou o sacerdote.
Carlos Raimundo, um dos missionários que fez parte da visita pastoral, fala sobre a expectativa de todos em receberem o Arcebispo na cidade, nas comunidades próximas e como o grupo se sente em participar atuando nesse momento tão importante.
“A gente sempre teve o desejo de receber Dom Jacinto aqui, por também já ter o visto fazendo outras missões, e quando ele se propõe de vir até nós, é a igreja que vem até nós, e quando a gente vai até as periferias, até as comunidades é a gente levando a igreja até essas pessoas, mostrando que elas não estão sozinhas. Para nós, por mais que seja algo cansativo, porque requer todo um planejamento, toda uma organização, é satisfatório tê-lo aqui”, enfatizou o missionário.
A lavradora Antônia Pereira, que recebeu o Arcebispo na sua comunidade, conta que quando ficou sabendo da vinda dele ficou muito feliz e pediu para que a filha mais nova pudesse acompanhar esse momento para ganhar a benção dele.
“Eu pedi para que minha filha viesse para cá para receber a benção dele, pois ela tem um problema de depressão muito sério. Quando eu cheguei aqui em casa minha filha até me falou que se sentiu mais leve quando ele colocou a mão na cabeça dela. Eu tenho muita fé e eu nunca desisti”, conta Antônia.