No último domingo (30), a Pastoral do Dízimo Arquidiocesana lançou a cartilha de 2021 com o tema ‘Exemplo de amor e compromisso com o Reino de Deus’, inspirado no Ano de São José. A nova cartilha busca refletir, evangelizar e relembrar aos fiéis da importância da participação efetiva na Igreja, através do Dízimo, com o exemplo de São José, que ofertou toda a sua vida para que a vontade de Deus se cumprisse.
De acordo com o Assessor Eclesiástico da Pastoral do Dízimo, diácono Giovani Batista, o Dízimo significa um gesto, que cada cristão expressa, em resposta ao amor de Deus. “É um meio que encontramos de devolver um pouco do que recebemos de Deus, para que a missão da Sua Igreja possa se concretizar na história e na vida do mundo”, explica o diácono.
A cartilha se divide em cinco encontros com seus respectivos temas, orações, reflexões sobre a partilha, histórias, cânticos e preces voltados para o tema central. O material é destinado para todos os fiéis, em especial aos agentes da Pastoral do Dízimo, que durante um mês estarão em evangelização e preparação para o mês de animação do Dízimo que ocorrerá em julho deste ano.
Nos anos anteriores a pandemia, os encontros eram realizados nas casas das famílias, mas desde o ano passado esses encontros vêm ocorrendo no formato virtual através das redes sociais e outras plataformas digitais. “A ideia, este ano, é que possamos realizar os encontros presenciais seguindo todos os cuidados, mas se assim não for possível, continuaremos a fazer através das redes sociais”, diz o diácono Giovani Batista.
Além da cartilha, foi disponibilizado um folder explicando sobre o tema deste ano e um cartaz demonstrando a importância do mês de animação do Dízimo. Esses materiais podem ser adquiridos nas paróquias, diaconias e áreas pastorais da Arquidiocese de Teresina, e ainda na sala da Comissão de Pastoral localizada no Centro Pastoral Paulo VI ou através do telefone (86) 2106-2150 (ramal 151).
Por Analice Borges