Cerca de 60 profissionais da rede socioassistencial de Teresina participaram do 2º Encontro Formativo promovido pelo Projeto Florada dos Ipês, que teve como tema “Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”. O momento foi conduzido de forma virtual pela educadora, mestra em Educação e analista de projetos da Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, Cinthia Sarinho. De acordo com dados do Conselho Tutelar de Teresina, apenas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano 26 crianças e adolescentes sofreram violências ou exploração sexual na capital do Piauí.
O encontro promoveu um debate de ideias necessário para a defesa das crianças e adolescentes diante das violações de direitos, conforme destaca a palestrante. “O momento foi de reflexões sobre as infâncias e contexto de pandemia da covid-19, debatendo sobre um cenário de violências contra crianças e adolescentes no Brasil e apontando estratégias para a prevenção e promoção da autoproteção”, enfatizou Cinthia Sarinho.
No momento, além da exposição realizada pela convidada os participantes também tiveram a oportunidade de externar suas reflexões sobre a temática. A orientadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Integrar, Rose Estevão, fala da sua experiência em participar da formação. “Participar do encontro foi de suma importância para o nosso serviço, pois nos permite uma rica troca de experiências sobre essa temática, buscando estratégias de como nos articular cada vez melhor para oferecer um trabalho que contribua para o desenvolvimento das crianças atendidas pelos nossos serviços”, destaca a orientadora.
O segundo encontro formativo complementa a ação iniciada no último dia 19 de maio, buscando sensibilizar os profissionais inseridos na rede socioassistencial da capital a respeito da importância de medidas que contribuam efetivamente para o fim da violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa faz parte da primeira etapa do projeto Florada dos Ipês, denominada “Plantar para Esperançar”, que corresponde ao planejamento, à mobilização e a execução de oficinas e treinamentos com os profissionais da ASA e de outras instituições da sociedade civil.
O FLORADA DOS IPÊS
O projeto é uma iniciativa da Ação Social Arquidiocesana (ASA) desenvolvida com o objetivo de oportunizar ações de prevenção e proteção das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidades social e/ou vítimas de violação de direitos.
O Florada dos Ipês é desenvolvido no âmbito dos Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV) da ASA, sendo aprovado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT) e financiado pelo Fundo da Infância e Adolescência. A iniciativa busca favorecer a autonomia, o autocuidado e a ampliação da cidadania dos atendidos, bem como despertar na sociedade reflexões que contribuam para o fim da violência contra as crianças e adolescentes.
A iniciativa será operacionalizado através da realização de atividades formativas, lúdicas e culturais de caráter preventivo, informativo, e integrativo entre os serviços SCFV Nov@sMenin@s, SCFV INTEGRAR, Casa de Zabelê e Programa Jovem Aprendiz. Embora desenvolvido no âmbito da ASA, o projeto busca também estimular a articulação da rede socioassistencial de Teresina, somando forças com outras instituições na luta pela garantia de direitos das crianças e adolescentes.