No último domingo (16) foi realizada a XX Romaria da Paz na Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz, com o tema: ‘Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura’ (Mc 16, 15-20). Assim como em 2020, a programação do evento teve que se adaptar ao cenário de pandemia. Este ano não ocorreu a tradicional caminhada, mas na tarde do sábado (15), um carro ornamentado com a imagem de Nossa Senhora da Paz e um carro de som, percorreram as ruas da paróquia fazendo memória das romarias passadas.
Quatro dias antes da peregrinação da imagem, um grupo da Pastoral Familiar andou pelas ruas avisando as famílias sobre a programação da Romaria. De acordo com o Padre Antônio Barbosa, pároco da Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Paz, as famílias aguardaram a passagem da imagem na porta de suas respectivas casas, algumas até fizeram pequenos altares no dia da peregrinação.
A celebração da missa do domingo (16) foi presidida pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, e foi transmitida através das redes sociais da paróquia. Algumas pessoas participaram da celebração de forma presencial de acordo com a capacidade máxima permitida pela Igreja e seguindo todos os protocolos de segurança contra a covid-19.
A temática da XX Romaria da Paz recorda aos fiéis a mensagem deixada por Jesus Cristo, antes da Ascensão: Anunciar o Evangelho a toda criatura e a olhar para o hoje, semeando a paz na terra. Durante a homilia, o arcebispo ressalta que a Romaria da Paz nasceu desse olhar para a situação de violência, morte e diminuição da dignidade humana e que não se combate violência com mais violência. “Violência só se combate com gesto de paz, senão a violência nunca termina. Por isso, na Ascensão do Senhor, vem esse nosso compromisso de nos engajar mais e mais na luta pela paz”, afirmou o Arcebispo.
Padre Antônio Barbosa elogia a organização e participação dos fieis no evento: “Esse ano, podemos dizer, foi bonito, foi bom, foi positivo a celebração da Romaria da Paz e pedimos a Deus, nas orações que fizemos, que no próximo ano possamos estar nas ruas com multidões, lutando e pedindo para que a paz faça parte da nossa vida e do nosso cotidiano”, pontua o padre.
Por Analice Borges