Com o tema “O Amor na Família no Serviço Pós-Matrimonial” e lema “Mas se não tivesse amor, de nada me aproveitaria” (1Cor 13,3), a Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar (CAPF) de Teresina, Regional Nordeste 4, realizou no dia 11 de abril, uma live direcionada ao Setor Pós-Matrimônio. O evento aconteceu na comunidade São José, Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz, localizada no Bairro Vila da Paz.
A live foi realizada com o objetivo de orientar os casais coordenadores paroquiais do setor pós-matrimônio. A ação foi organizada e apresentada pelo casal Edvaldo e Ivana, responsáveis pelo setor na CAPF, e contou com a participação de Dom Jacinto Brito, Arcebispo de Teresina, do Padre Crispim Guimarães, Assessor Nacional da Pastoral Familiar e do Casal Ronaldo e Tatiana, Casal Nacional do Setor Pós-Matrimônio.
Para a coordenadora da Pastoral Familiar, Mazé Sampaio, as participações tiveram avaliação positiva. “O evento abordou conteúdos riquíssimos e de grande necessidade para o período que vivemos, em meio a pandemia de covid-19”, destacou.
A Santa Missa, conduzida pelo Diretor Espiritual da Pastoral Familiar e Setor Familiar da Arquidiocese de Teresina, Padre Gonçalo, abriu a live. “O padre agradeceu os trabalhos e renovou a fé e esperança dos casais em não baixar a cabeça diante das dificuldades”, pontuou Mazé Sampaio.
O Ano da “Família Amoris Laetitia” e de São José foram destacados durante o evento. Dom Jacinto Brito falou sobre o “Amor no Matrimônio”, destacando os capítulos 4 e 8 do livro Amoris Laetitia. “Sentindo-me na frente de tantos casais, os casais de segunda união, casais que já se casaram e estão agora continuando aprofundar a sua vocação matrimonial, casais que estão em vista de receber o matrimônio embora já estejam em união estável ou a união civil há algum tempo, eu quero lhe dizer, como tenho dito cada vez que me encontro com casais na situação que vocês, caríssimos casais vocês não são ovelhas de segunda categoria no rebanho de Cristo”, disse Dom Jacinto durante sua palestra.
O Arcebispo parabenizou a iniciativa da Pastoral Familiar do Setor Família pela realização do evento e por acolher todos os casais. “Aquilo que o Papa estava dizendo: ir ao encontro, convidá-los para sentir a beleza da fraternidade, experimentar a maravilha do amor de Deus e crescer cada dia na aproximação com aquele que vindo para nos aconchegar a ele nos deseja perto dele”, destacou o pastor.
Confira registros do evento: