Sem as tradicionais procissões, a vitória de Cristo sobre a morte neste Domingo de Páscoa (04) foi celebrada pela Arquidiocese de Teresina com a peregrinação da imagem de Cristo ressuscitado pelas ruas da cidade. De forma simbólica, a imagem foi colocada diante dos fiéis percorrendo as ruas em dois carros que passaram por diversos bairros de Teresina, respeitando todas as medidas sanitárias para a contenção da Covid-19.
A programação do Domingo de Páscoa começou ainda durante a manhã com a veneração da imagem de Cristo em grandes dimensões que foi posta na sacada do Centro Pastoral Paulo VI, onde grupos de no máximo seis pessoas se revezaram para realizar momentos de oração e louvor.
O grupo Geração Halleluya esteve presente e Matheus Fernandes, membro do grupo, destacou que a Páscoa dá sentido à fé cristã. “É por causa da Páscoa que nós temos uma caminhada para seguir, é por causa da Páscoa que a nossa Igreja tem sentido, é onde tudo começa, é onde tudo nasce, é onde a nossa fé realmente tem um sentido. Se Jesus não tivesse ressuscitado, nós não teríamos porque estar aqui”, disse o jovem.
Em seguida, ao meio-dia, Dom Jacinto Brito no local fez uma benção clamando a Deus por toda a cidade. “Todos os Padres da nossa Arquidiocese, das cidades do interior, aos quais me sinto agora intimamente unido, e em nome deles, como bispo da Arquidiocese de Teresina, quero invocar sobre todas as nossas Paróquias, Áreas Pastorais, Diaconias Territoriais, Comunidades Urbanas e Rurais invocar a bênção do ressuscitado: Que o Deus todo poderoso vos abençoe nesta solenidade pascal e vos proteja contra todo o pecado; aquele que nos renova para a vida eterna pela ressurreição de seu filho e vós que transcorridos os dias da Paixão do Senhor celebrai com alegria a festa da Páscoa, possais chegar excitantes a festa das eternas alegrias”, disse Dom Jacinto.
Peregrinação da imagem nos bairros
Por volta das 15h dois carros saíram do Centro Pastoral Paulo VI com a imagem de Cristo ressuscitado. Um dos carros foi em direção as Zonas Norte e Leste e o outro veículo em direção as Zonas Sul e Sudeste. Além da imagem, uma menção de benção do Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, foi reproduzida no som que acompanhava os carros.
A Diaconia Territorial Santa Rita de Cássia, localizada no bairro Vale do Gavião, preparou uma recepção para acolher a imagem durante sua passagem. “Nos preparamos para receber a imagem, preparamos o altar, um painel com a imagem do Cristo ressuscitado, eu convidei algumas pessoas e rezamos um terço, quando a imagem chegou estávamos iniciando o quarto mistério”, pontuou Maria de Fátima, secretária da Diaconia.
Marineide Bezerra, da organização geral do evento, relata que a equipe concluiu esse momento com alegria, pois apesar das limitações, conseguiram levar Cristo ressuscitado aos fiéis que saudaram a imagem por onde ela passou. “As pessoas saíram nas portas, saudaram Cristo, entenderam o sentido do Cristo passando nas suas portas, na frente dos hospitais, na frente dos asilos, na frente das paróquias. Ele foi saudado, assim como Cristo abraçou, as pessoas se sentiram abraçadas, elas também saudaram, elas também foram cumprimentar, elas também foram ao encontro Dele da forma delas, como foi possível”, disse.
Confira mais imagens: