“O Senhor nos convida a ceiar com Ele”. Com esta saudação inicial, teve início o Tríduo Pascal na Catedral de Nossa Senhora das Dores na noite desta quinta-feira (01). Celebrando a Eucaristia, presidida por Dom Jacinto Brito, o momento fez memória a última Ceia, no qual o Senhor se entregou sacramentalmente por meio do Pão e Vinho, e deixou para todos o Seu testemunho de entrega total aos irmãos, por meio do lava-pés.
Na Quinta-Feira Santa é celebrada a instituição da Eucaristia, do sacerdócio e do mandamento do amor serviço. “É a comunhão de Jesus com seus discípulos que se dá no dia da Ceia onde ele antecipa a sua morte dizendo: ‘isto é meu Corpo, tomai e comei, isto é meu Sangue, tomai e bebei’, antecipando o gesto da cruz onde celebraremos na sexta-feira da paixão. Este ano, por conta da pandemia, o gesto do lava-pés será substituído pela entrega de álcool em gel simbolizando o serviço e cuidado que devemos ter com a vida do outro”, explicou o padre Klebert Viana, pároco da Catedral de Teresina.
Durante homilia da liturgia de ontem, o arcebispo enfatizou que “sentar-se à mesa com o Senhor é assumir com Ele o mesmo destino, a mesa é Dele e nós somos os convidados. Eis porque o livro do Apocalipse diz: ‘Felizes os convidados a ceia nupcial do cordeiro’. Então assim, nós nos sentamos a mesa com o Senhor para Dele nos alimentar. Para nos saciar na mesa da sua palavra que é sempre a primeira parte da Eucaristia e depois na mesa eucarística, onde o pão e o vinho consagrados, são para nós, como São Paulo diz: ‘Corpo e Sangue do Senhor”, disse.
Fiéis participam presencialmente da missa
Acompanhando a celebração na igreja, respeitando todas as medidas sanitárias para conter o avanço da Covid-19, Francisco Magalhães destaca a relevância da missa para todos os católicos. “É uma missa super importante para nós católicos, pois nela é mostrada duas coisas muito importantes na nossa religião, que é a humildade, quando Jesus lava os pés dos seus discípulos e também quando convida todos para participarmos da Ceia do Senhor, ponto ápice para o católico que é a Eucaristia”, disse o fiel.
Já Francisca Regina, que também esteve presente na celebração, destacou que “a missa é a Instituição da Eucaristia, que tem uma importância muito grande na nossa vida, onde Jesus se transforma em alimento para nós, para nos fortalecer, para nos renovar e pede que a gente renove essa celebração em toda missa”.
Ela ainda fala emocionada ‘eu fico muito emocionada em saber que Jesus está no altar pessoalmente como alimento e fico mais emocionada por saber que meu filho em alguns anos estará também consagrando o corpo de cristo. E o lava-pés é Jesus que se faz serviço, se faz humildade e nos convida a ser também, a estar aberto para atender à necessidade das pessoas”, descreve.
Sexta-Feira da Paixão
Seguindo a programação da Semana Santa, nesta Sexta-Feira Santa (02) acontece a celebração da Paixão do Senhor, a partir das 15h, na Catedral de Teresina. Os fiéis poderão participar presencialmente e também acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Arquidiocese (Programa em Tuas Mãos), da Catedral (Catedral Teresina), FM Carismas e da Rádio Pioneira (88,7 Mhz).