A Igreja Católica inicia neste dia 1º de abril o Tríduo Pascal, período mais importante do calendário litúrgico. Com início na Quinta-Feira Santa e término no Sábado Santo, o tríduo prepara os fiéis para o grande dia da ressurreição de Jesus Cristo, no Domingo de Páscoa.
O padre Osvaldo Cardoso explica que o Tríduo Pascal representa para os cristãos a vida ofertada de Jesus Cristo. “Somos cristãos a partir do momento que nós nos configuramos a Jesus Cristo celebrando na nossa vida os mistérios da sua paixão, da sua morte e da sua ressurreição. São os grandes mistérios de Jesus, são os grandes mistérios também de nós cristãos”, destaca o pároco da Paróquia Menino Jesus de Praga, no bairro Saci.
Na quinta-feira santa é celebrada a instituição da Eucaristia, do sacerdócio e do mandamento do amor serviço, através do gesto do lava pés. Na sexta-feira, o segundo dia do tríduo, é celebrada a paixão e morte de Jesus Cristo, normalmente às 15 horas, horário em que Jesus entregou o Seu Espírito. E no sábado santo acontece a mãe de todas as celebrações, a Vigília Pascal, com o rito do fogo, da palavra, do batismo e da celebração da eucaristia.
“Esses três dias preparam para o grande dia que é o Domingo de Páscoa da ressurreição do Senhor. É o domingo que nós celebramos a vitória de Jesus sobre a cruz, sobre a morte. Ele ressuscitou de verdade, vã não é a nossa fé”, destacou o sacerdote.
Arquidiocese reforça orientações para celebrações
Por meio da Comissão de Liturgia, a Arquidiocese disponibilizou orientações para as celebrações litúrgicas do Tríduo Pascal em virtude do tempo de pandemia. As medidas referem-se principalmente aos protocolos sanitários que devem ser seguidos para garantir a segurança dos fiéis e evitar a disseminação do vírus.
Durante todo o período, a participação dos fiéis fica limitada a 30% da capacidade da igreja e todas as celebrações da Semana Santa não poderão passar de duas horas de duração. O documento, direcionado para todas as comunidades paroquiais, diaconias e áreas pastorais, também reforça a importância das celebrações serem transmitidas por meio das redes sociais para que os católicos possam acompanhar cada momento.
Seguindo as indicações práticas da Comissão, recomenda-se que na celebração da Ceia do Senhor (Quinta-Feira Santa) não seja realizado o rito do lava-pés e nem a transladação do Santíssimo Sacramento, que após um breve momento de adoração deve ser conservado no tabernáculo como de costume.
Já na Paixão do Senhor (Sexta-Feira Santa) não acontecerá a procissão e nem o tradicional beijo da Cruz. E na Solene Vigília Pascal (Sábado Santo), a quantidade de leituras deve ser reduzida, a fim de que não ultrapasse as duas horas de celebração estabelecidas através dos decretos governamentais.
Programação na Catedral de Teresina
Durante todos esses dias acontecerão celebrações na Catedral de Nossa Senhora das Dores, Centro de Teresina. Com a participação restrita a 30% da capacidade de pessoas no interior do templo, os fiéis também poderão acompanhar as celebrações por meio de transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Arquidiocese (Programa em Tuas Mãos), da Catedral (Catedral Teresina), FM Carismas e da Rádio Pioneira (88,7 Mhz).
Quinta-Feira Santa – 01.04.21
18h – Missa da Ceia do Senhor (presidida por Dom Jacinto Brito)
Sexta-Feira Santa – 02.04.21
15h00 – Celebração da Paixão do Senhor (presidida por Dom Jacinto Brito)
Sábado Santo – 03.04.21
20h30 – Solene Vigília Pascal (presidida por Dom Jacinto Brito)
Domingo – 04.04.21
7h30 e 9h30 – Missa de Páscoa
18h – Missa de Páscoa (presidida por Dom Jacinto Brito)