No segundo dia da programação da Semana Santa 2021, Dom Jacinto Brito celebrou nesta segunda-feira (29), junto ao Clero da Arquidiocese de Teresina, a Missa do Santos Óleos. A missa é considerada uma das principais manifestações da plenitude do sacerdócio do bispo e sinal de estreita união. Com a participação restrita apenas aos padres, a missa foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Arquidiocese (Programa em Tuas Mãos), da Catedral (Catedral Teresina), FM Carismas (93,5 Mhz) e Rádio Pioneira (88,7 Mhz).
Na celebração, também chamada Missa da Unidade, por reunir representantes dos diversos segmentos da Igreja local, acontece a renovação das promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação. Os óleos dos enfermos e dos catecúmenos são abençoados e o óleo do santo crisma é consagrado durante a celebração. Os óleos serão usados nos sacramentos ao longo deste ano.
“O espírito do Senhor está sobre mim porque ele me ungiu, assim Isaías se dirigiu a nós essa noite, irmãos e irmãs em que nós temos a alegria de reunir o nosso presbitério e os diáconos da nossa Arquidiocese quase na sua totalidade. Vós sois sacerdotes do Senhor e esta palavra de Isaías também se estende a todos vocês que nos acompanham agora através das redes sociais, da FM Carismas e da Pioneira. Quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados do Senhor”, disse Dom Jacinto em sua homilia.
O arcebispo ainda mencionou o Ano da Família, que o Papa Francisco anunciou em 19 de março comemorando cinco anos da exortação apostólica Amoris Laeticia, além da carta apostólica Patris Corde, também escrita pelo Santo Padre, para proclamar o Ano de São José, ao convidar os presbíteros para renovar suas promessas sacerdotais e os casais jubilares as suas promessas matrimoniais.
Parafraseando o Papa Francisco, Dom Jacinto destacou que nesse momento devemos globalizar a solidariedade. “A Igreja nessa hora tem a missão de ser o bálsamo do consolo para os tristes e desanimados. A força do amor para os que estão caídos e sem forças para continuar, o perfume da proximidade junto aos que se encontram isolados e marginalizados, isso é válido para todos nós pastores e fiéis”, pontuou.
Durante a celebração o Frei Francisco das Chagas renovou seus 25 anos de vida religiosa. O diácono Francílio Ribeiro e sua esposa Marilene Ribeiro renovaram as suas promessas matrimoniais e as irmãs Nilza Silva do Carmo e Teresa de Jesus Maria renovaram seus votos religiosos.
A bênção dos óleos foi realizada e a celebração foi finalizada com um sinal de reverência e lembrança fraterna no túmulo dos arcebispos falecidos Dom Severino, Dom Celso e Dom Miguel.
Padres reforçam a importância da Missa dos Santos Óleos
Para o padre Valdiano Araújo, a Missa dos Santos Óleos é muito importante para o ministério de presbíteros. “Na noite da quinta-feira santa o Senhor instituiu o sacerdócio ministerial juntamente com o sacramento da eucaristia, e dentro disso ele nos deu um mandamento novo, o mandamento do amor. A missa de hoje, ela é muito importante para o nosso ministério de presbíteros, de pastores, porque nós nos tornamos pastores para o povo de Deus”, disse o Administrador paroquial da Diaconia Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face .
“Assim como muitos casais celebram a renovação dos seus votos matrimoniais, nós padres também celebramos os nossos votos sacerdotais. Aquilo que nós prometemos no dia da nossa ordenação nós estamos renovando todos os anos, para que o padre consiga voltar às suas origens, consiga recuperar o primeiro amor e o primeiro amor é Jesus”, explicou o padre Anderson Fábio, Administrador paroquial da Diaconia Territorial São Francisco de Assis, no Angelim.
O padre Daniel Rodrigues, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Vig. Forâneo da Forania Sul II, ressalta a comunhão que a missa expressa. “Ela é de suma importância porque expressa a comunhão da nossa Igreja, de todo o presbitério, do bispo com os presbíteros, diáconos, todo o povo de Deus. Ela expressa essa comunhão dentro daquilo que nós celebramos além da bênção dos óleos do batismo, da unção dos enfermos e a consagração do óleo do crisma que é de fato o óleo que imprime em nós um carácter indelével”, finalizou.
Confira algumas imagens da celebração: