Nesta sexta-feira, 19 de março, os católicos celebram a Solenidade de São José, Patrono Universal da Igreja. Para festejar esta data, a Arquidiocese de Teresina realizará Santa Missa presidida por Dom Jacinto Brito, às 19h, na Catedral Nossa Senhora das Dores, sem público presencial, com a presença somente dos ministros indispensáveis. A celebração será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Arquidiocese (Em Tuas Mãos), da Catedral (Catedral de Teresina) e pela FM Carismas (93,5Mhz).
O ano de 2021 foi dedicado a São José pelo Papa Francisco por meio da Carta Apostólica Patris Corde – Com Coração de Pai. O Arcebispo Metropolitano de Teresina destaca que a igreja desde séculos venera São José como o esposo de Maria, o pai adotivo de Jesus, e o Papa Francisco surpreendeu a todos no dia 08 de dezembro de 2020 proclamando o Ano de São José, por ocasião dos 150 anos da proclamação de São José como “Patrono da Igreja”.
“Nós temos a ocasião de refletir a história de São José na história da salvação e a figura de José na história da Igreja hoje. O papa Francisco é muito transparente quando ele disse que decidiu escrever essa carta apostólica a partir da pandemia vendo tantas pessoas anônimas como José, que passa desapercebido. Não tem uma palavra dele nos evangelhos, mas é um homem de ação, um homem justo, um homem de obediência a palavra”, disse Dom Jacinto.
O Arcebispo ainda pontua que o Santo Padre ver na figura de São José a imagem de tantas pessoas que estão ao lado dos outros no sofrimento e no sacrifício. “Os profissionais de saúde, os familiares, religiosos, sacerdotes, pessoas que ajudam os outros a carregar a sua própria cruz, assumir o seu momento de dor ou até ajudá-lo a passar desta vida para outra e estão no anonimato, só Deus olha para eles e reconhece o seu valor como Deus olhou a obediência e ação de José e fez dele, de fato, o pai amoroso de Jesus”, ressalta.
O Ano de São José se encerra no dia 08 de dezembro de 2021 e, até essa data, todos os católicos são convidados a conhecer melhor o pai adotivo do Senhor e a sua importância no plano salvífico de Deus.