A Subcomissão de Canto e Música Litúrgica, que integra a Comissão Arquidiocesana de Liturgia, conta com uma nova coordenação que assumiu a nova missão essa semana. A nova equipe é formada por Maycon Lima (coordenador), Eugracilene Melo (vice-coordenadora) e pelo Diácono Virgílio, referencial da subcomissão.
O processo de escolha dos novos coordenadores foi conduzido pelo padre Edvaldo Barbosa, coordenador da comissão de Liturgia, e por Jordão Costa, vice coordenador, que observaram a potencialidade de cada um e como poderiam contribuir mediante a utilização dos seus dons. A lista também foi enviada para análise do Arcebispo Dom Jacinto Brito.
A nova equipe já possui muitas expectativas e desafios, conforme pontua Eugracilene Melo. “A expectativa maior é em poder colaborar para que tenhamos uma liturgia mais participativa e mais consciente dentro dos propósitos ou dentro daquilo que nos pede a CNBB no diretório litúrgico, com relação a cantos para as diversas ocasiões e para as celebrações”, expressa vice coordenadora. Em breve a subcomissão também ampliará a equipe com a participação de representantes das mais diversas comunidades da Arquidiocese.
O principal trabalho desenvolvido pela Subcomissão de Canto e Música Litúrgica é a formação e presença nas foranias para que toda a Arquidiocese esteja em unidade com a orientação da CNBB em relação aos cantos litúrgicos. “Eu acredito que uma das principais funções dessa equipe é promover a unidade no que diz respeito ao canto litúrgico, o que celebra cada tempo, o que é preciso cantar, o que a gente pode dizer que é litúrgico e o que não consideramos litúrgico”, conclui Eugracilene.