Com o objetivo de ajudar os abrigos venezuelanos, a Cáritas Teresina realiza a campanha “Estenda a mão e faça a diferença!”, para arrecadação de alimentos que devem ser destinados aos três abrigos na capital. As doações estão sendo recebidas no Centro Pastoral Paulo VI e podem ser feitas em todos os horários.
“Os indígenas entraram em contato com a gente, porque a gente acompanha os abrigos desde a chegada deles aqui, dizendo que não tinha comida, especialmente às proteínas – frango, peixe – e verduras. Aí nós começamos a campanha e já conseguimos arrecadar um pouquinho de alimento”, relata Lucineide Rodrigues, Coordenadora da Cáritas Teresina. A primeira doação dos alimentos arrecadados foi realizada no último domingo (07) para o abrigo do Poty Velho.
Além do abrigo do Poty Velho, o CSU do Buenos Aires e Piratinga também passam por necessidade. Juntos, os abrigos somam mais de 300 venezuelanos acolhidos. “Os três abrigos estão realmente passando necessidade e tem muita criança pequena, criança de colo, crianças menores de 6 anos. Metade da população dos abrigos são crianças”, pontua Lucineide.
A população interessada em colaborar também pode realizar doações em dinheiro, que se destinará a compra de alimentos. A conta para doação é: Banco do Brasil, AG. 0044-2, Conta 309220-8 ou PIX para 06.865.166/0001-57.
A campanha é emergencial e acontece até que os responsáveis pela manutenção dos abrigos regularizem a situação da alimentação dos venezuelanos. Desde 2019 a Cáritas Teresina realiza campanhas para ajudar os refugiados da Venezuela. E durante o período de pandemia, além dos venezuelanos, a Cáritas já atendeu mais de 1200 famílias com recursos de campanhas, projetos e outras organizações parceiras que doam alimentos.