A santa missa pelos 18 anos de Dedicação da Igreja Catedral de Teresina reuniu dezenas de fiéis na tarde do sábado, 20 de fevereiro, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores. A celebração contou com a presença do clero e da assembleia presencial no templo.
Embora tenha sido construída ainda no século XIX, a Catedral de Teresina foi dedicada no dia 20 de fevereiro de 2003 por Dom Celso José Pinto da Silva. A dedicação é um ato de entrega de um templo a Deus, para que ele sirva unicamente para o Seu louvor e para bem dizer o Seu Santo Nome, como casa de oração da comunidade de fé.
Todo templo quando erguido já é entregue ao próprio Deus, e a partir da doutrina católica somos batizados com o Pai, Filho e Espírito Santo. “Somos salvos pela vontade soberana e misericordiosa do Pai através do mistério Pascal de Jesus com morte e ressurreição, santificados pelo dom do Espírito que em nós habita e nos move. Assim, a igreja peregrina encontra esse lugar de comunicação com o seu Deus em qualquer parte, os verdadeiros adoradores do pai o adorarão em vida e em verdade através da nossa oração”, destaca Dom Jacinto.
É através da oração que a igreja peregrina encontra o lugar de comunicação com Deus em qualquer parte, e esse encontro é feito através do templo, a referência material do encontro. “Muita embora nós saibamos que Deus também está no templo da nossa casa e do nosso corpo, a nossa referência se torna a Igreja, o templo material. Entre outras características da celebração de dedicação, os cristãos devem dispensar atenção para o símbolo da luz”, afirma padre Klebert Viana, pároco da Igreja Catedral de Teresina.
Respeitando todos os protocolos de segurança em relação à pandemia do novo coronavírus, ao final da celebração os sacerdotes prestaram uma homenagem aos arcebispos já falecidos.
No próximo domingo (28), o Programa Em Tuas Mãos vai exibir uma matéria especial sobre o Aniversário de Dedicação. Acompanhe através da Rede Meio Norte ou no canal do programa no Youtube