Dedicar um templo é colocá-lo unicamente para o louvor a Deus, um ato de entrega feito pela comunidade, uma consagração. Entre outras características da celebração de dedicação, os cristãos devem dispensar atenção para o símbolo da luz.
“A nossa Catedral foi dedicada no dia 20 de fevereiro de 2003 pelo então Arcebispo de Teresina Dom Celso José Pinto da Silva. Uma celebração bonita que trouxe a presença de muitos fiéis e que com certeza marcou aquele templo para sempre”, comenta padre Klebert Viana, pároco da Catedral de Teresina, Igreja Nossa Senhora das Dores.
O sentido da dedicação é fazer uma entrega a Deus a partir do encontro com Deus no Templo Sagrado. “Muita embora nós saibamos que ele também está no templo da nossa casa e do nosso corpo, a nossa referência se torna a Igreja, o templo material. Por isso, com alegria, relembramos essa data de dedicação e celebramos a Sagrada Eucaristia”, explica padre Klebert.
O aniversário de dedicação da Catedral acontece neste sábado, dia 20 de fevereiro, às 17 horas. A celebração será presidida pelo Arcebispo Dom Jacinto Brito. “Essa celebração marca o sinal da Igreja do povo de Deus que está nos mais diversos lugares da capital, nas mais diversas situações que passam o povo. A igreja povo que no dia a dia se manifesta e se torna a igreja corpo místico visível a nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, novamente faço o convite para que todos os fiéis da Arquidiocese de Teresina participem da celebração no próximo dia 20”, convida o pároco.
A Catedral de Teresina é a ‘igreja mãe’ de todas as igrejas da Arquidiocese de Teresina. Intitulada de Nossa Senhora das Dores, o templo dedicado ao Senhor fica localizado na Rua Olavo Bilac, no centro da capital.