O Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito, participou de uma live à convite da Paulus Editora, na noite de segunda-feira (08), para realizar uma reflexão sobre a Carta Apostólica “Patris Corde – Com Coração de Pai”. No documento, Papa Francisco compartilha reflexões sobre a figura de São José, nomeado há 150 anos como ‘Padroeiro da Igreja Católica’.
Dom Jacinto revelou que a proclamação do Santo Padre em convocar o ano de São José surpreendeu a todos. Ainda segundo o arcebispo, o pontífice fala sobre sua inspiração em escrever a carta e que a pandemia por mais árdua que tenha sido, não trouxe só o mal, também tiveram aspectos de oportunidades.
“Para o Papa foi a oportunidade de constatar quantas pessoas anônimas, quantas pessoas que trabalhando escondidas no silêncio tiveram um papel imenso, sendo elas os profissionais de saúde, sejam familiares, sacerdotes, religiosos na sua missão de pastores e de irmãos na fé que passaram no anonimato, mas passaram também aos olhos de Deus como figuras importantes. Então ele faz esse paralelo, José passou como que escondido, não tem uma palavra de São José nas sagradas escrituras, mas ele é o homem da ação, da obediência e dá fé”, destacou o arcebispo.
A Carta Com Coração de Pai foi lançada pelo Papa Francisco no dia 8 de dezembro de 2020 convocando todos os cristãos para vivenciar o “Ano de São José”, na intenção de celebrar os 150 anos do Decreto Quemadmodum Deus, onde o Beato Pio IX declarou o Esposo de Maria como Padroeiro Universal da Igreja. As reflexões do documento retomam a mensagem contida nos Evangelhos para evidenciar o papel central de São José na história da salvação.
A transmissão foi uma parceria da Paulus Editora e a livraria Nova Aliança com apresentação do consultor de catequese Altierez dos Santos.