Em 30 de setembro do ano de 2020 foi divulgada pelo Papa Francisco a Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio “Aperuit illis”, que representa o Domingo da Palavra de Deus. O documento institui que o “III domingo do Tempo Comum”, que este ano será no dia 24 de janeiro, seja totalmente dedicado a celebrar e disseminar a palavra do Senhor.
O Motu Proprio é um termo utilizado para quando o Papa faz alguma deliberação por vontade própria. O Domingo da Palavra foi publicado no dia em que a Igreja celebra a memória litúrgica de São Jerônimo, início dos 1.600 anos da morte do conhecido tradutor da Bíblia, em latim, que afirmava: “A ignorância das Escrituras é a ignorância de Cristo”.
Papa Francisco dedicou a carta a toda à Igreja Católica, para todo o clero, leigos e fiéis. O pontífice exorta a viver esse domingo “como um dia solene. Entretanto será importante que, na celebração eucarística, se possa entronizar o texto sagrado, de modo a tornar evidente aos olhos da assembleia o valor normativo que possui a Palavra de Deus (…). Neste Domingo, os Bispos poderão celebrar o rito do Leitorado ou confiar um ministério semelhante, a fim de chamar a atenção para a importância da proclamação da Palavra de Deus na liturgia”, disse.
A Irmã Rita Paixão, coordenadora da Comissão Bíblica Arquidiocesana, fala sobre uma passagem bíblica onde está escrito que é necessário que exista um dia dedicado à palavra de Deus. Ela informa sobre a diferença da celebração dos outros domingos para este, que será vivenciado neste domingo.
“Tem uma passagem bíblica que explica, essa palavra de Deus precisa de um dia dedicado para ela, essa realidade precisa ser posta em prática na igreja, nas famílias, que rezem e façam uma reflexão, é uma forma de incentivar a palavra de Deus. Todo domingo se vive essa palavra, mas esse dia é uma data que se dá destaque. A única palavra que trás vida é a palavra de Deus, esse dia é necessário ser vivenciado de uma maneira especial”, relatou.
A irmã destaca que a Palavra é a única maneira de salvar o mundo e que ela permeia por lugares inimagináveis, tocando corações por onde passa.
“Ela é o único meio de chegar ao todo e salvar, onde ela encontre o espaço para curar, nós sabemos que a palavra de Deus vai a lugares que você nem imagina. A palavra chega onde nem nós podemos estar e nem podemos imaginar. É importante lê diariamente para saber o que Deus fala para nós, criar mais intimidade, pois ela tem esse poder de curar e salvar”, finaliza.
Com informações Vatican News
Foto: Canção Nova