Na noite da última segunda-feira (11), foi realizada a missa de apresentação da nova Comissão Arquidiocesana dos Diáconos. A celebração eucarística presidida pelo padre Gilberto Freiras, e co-celebrada pelo padre Anderson Fábio, aconteceu na capela São Miguel Arcanjo, no Paulo VI, com a presença de alguns diáconos do clero arquidiocesano.
A comissão é o órgão que acompanha todos os diáconos permanentes da Arquidiocese de Teresina. Em cada diocese, que conta com a presença dos diáconos, o órgão colabora e auxilia na formação dos religiosos.
O novo presidente da comissão, diácono Francílio Ribeiro, conta como ele encara essa nova missão de serviço em sua vida e como planeja realizar o trabalho missionário junto aos diáconos. “Eu encaro como um serviço, como uma doação, diácono significa também servidor e eu penso que nesse momento nós somos convidados a servir aos irmãos diáconos, olhando com olhar de Cristo para cada um com suas necessidades. Desejo implementar um pouco mais, implementar no sentido de estar mais próximos dos diáconos, de ouvi-los em suas necessidades, de trazer suas necessidades para reuniões, para refletirmos e encontrarmos saídas para cada situação”, informa o presidente.
O diácono Raimundo Reis, que ocupará a função de tesoureiro, fala sobre o que a nova comissão planeja para os próximos quatro anos de serviço. “As expectativas são continuar o trabalho que já estava sendo feito, dando essa assistência. Existem diáconos da Arquidiocese do interior que precisam ser acompanhados, de vez em quando temos algum problema, precisa ter um apoio maior, às vezes nas transferências dos diáconos o conselho é ouvido, porque visita as diaconias, visita as famílias dos diáconos e tem uma ideia melhor para orientar o próprio Arcebispo nas transferências”, explicou.
Quem também auxiliará a comissão nessa nova etapa é o padre Anderson Fábio, novo diretor espiritual da diretoria. Durante a celebração ele externou pedidos de oração a cada um e falou sobre a missão que possui um diácono. “Peço a oração de vocês por mim, saibam que eu a cada eucaristia rezo pelo serviço de cada um, pela missão que cada um tem também junto das suas famílias, isso é muito importante. O diácono vem em primeiro lugar para viver o sagrado matrimônio, depois servir como ministro ordenado”, disse.
Conheça a nova comissão:
– Presidente: Diácono Francílio Ribeiro
– Vice-presidente: Diácono Paulo Afonso
– Secretário: Diácono Wellington Silva
– Tesoureiro: Diácono Raimundo Reis