Como parte da programação e preparação para a XV Romaria da Terra e da Água, a equipe de coordenação da Romaria da Terra e da água da Arquidiocese de Teresina levou a cruz peregrina até a Diocese de Bom Jesus. A Cruz estava no Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres desde o dia 14 de setembro, por ocasião da Festa da Exaltação da Santa Cruz.
“Foi um dia histórico em nosso santuário, pois estávamos vivendo um lockdown total, onde os romeiros foram impedidos de entrarem na cidade e assim impossibilitados de pagarem suas promessas, mas a Cruz peregrina permaneceu no Santuário e podemos elencar as romarias e paróquias da Arquidiocese de Teresina, de outras Dioceses do Piauí e Dioceses do Maranhão e Ceará que visitam até o dia 29 de novembro o Santuário de Santa Cruz dos Milagres e viram a Cruz peregrina da Romaria da Terra e da Água”, comenta padre Raniery Alencar, reitor do Santuário de Santa Cruz dos milagres.
Com a abertura das barreiras sanitárias do município de Santa Cruz dos Milagres, várias paróquias e diocese se fizeram presente e visitaram a Cruz Peregrina. O reitor destaca e agradece a participação de todas:
– Arquidiocese de Teresina – várias paróquias da Capital, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Demerval Lobão, Lagoa do Piauí. Paróquia Menino Deus de Monsenhor Gil, Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Agricolândia, Paróquia São Pedro em São Pedro do Piauí, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Água Branca Piauí e Hugo Napoleão, Paróquia de São Gonçalo de Amarante e Regeneração, Paróquia de Santa Teresinha de Elesbão Veloso, Paróquia de Nossa Senhora do Ó e Conceição em Valença do Piauí, Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Aroazes e Palmeirais, Paróquia de São Félix Cantalice em São Félix, Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Angical do Piauí.
– Diocese de Campo Maior: Altos, José de Freitas, Campo Maior, Castelo do Piauí, Buriti dos Montes, São João da Serra, São Miguel do Tapuio, Novo Santo Antônio, Alto Longa, Beneditinos, Coivaras, Pau D’arco.
– Diocese de Picos (Picos e Ipiranga ), Diocese de Floriano( Floriano e Guadalupe), Diocese de Parnaíba ( Pedro II e Domingos Mourão), Diocese de Crateús, Ceará ( Crateús e Novo Oriente), Diocese de Caxias MA ( Timon, Caxias, Parnarama , São Francisco do Maranhão, Diocese de Grajaú MA( Barra do Corda MA, Dom Pedro ), Arquidiocese de São Luiz ( São Luiz e são José de Ribamar ), Diocese de Imperatriz ( Imperatriz)
“Acreditamos que a estadia da Cruz peregrina em nosso Santuário alcançou paróquias e dioceses além do que imaginamos! Deus sabe o que faz”, avalia o reitor.
No início de dezembro, a Cruz peregrina foi levada para a Diocese de Bom Jesus por uma comissão arquidiocesana coordenada pelo padre Gonçalo Teixeira. Os agentes foram em carro próprio da Arquidiocese, sem a tradicional romaria que marca a programação.