No domingo, 15 de novembro, os fiéis da Arquidiocese de Teresina e de todo o país devem ir às urnas escolher os gestores municipais da sua cidade. Dentro deste processo, os cristãos católicos devem optar por candidatos baseados na esperança, compromisso com a sociedade, a igreja e com consciência política. É o que explica o padre José de Anchieta, doutor em Filosofia e Política.
“A religião é algo que nos oferece a possibilidade de experimentar o Deus que nós temos, e nós o demonstramos especialmente quando temos o compromisso com Jesus Cristo, o Jesus de Nazaré que enfrentou dificultadas e caminhou com multidões, perseverando o compromisso, seus valores e sua ética”, explica o padre.
Durante o período eleitoral, os cristãos católicos são intensamente convidados a confrontar as escolhas feitas politicamente. “A política é de suma importância para o andamento de uma sociedade e falar em política é falar em escolhas, que devem ser feitas quando nós temos consciência do que buscamos e do que queremos. Fazer escolhas políticas é fazer presente esse compromisso com o bem comum, busca da felicidade do ser humano e, dessa forma, precisamos concretizar as nossas escolhas no momento em que vamos votar”, acrescenta.
A religião transforma as realidades e mostra como devemos agir politicamente, com a consciência de que devemos ter em vista o bem comum a felicidade do povo, da nação e respeito aos direitos e compromisso com os deveres. “Portanto, que nesse tempo que nós meditamos a religião e a política, possamos fazer as escolhas mais consciente possível, para que a nossa escolha seja condizente com aquilo que nós acreditamos, com a nossa fé e esperança que vem do próprio Jesus Cristo”, orienta o padre José Anchieta.