Na noite de sábado, 07 de novembro, o padre Raimundo José Airemoraes Soares retornou à Casa do Pai por complicações de saúde, já debilitada há algum tempo. Natural de São Pedro do Piauí, ele tinha 87 anos e encontrava-se afastado das suas funções eclesiais.
O velório acontece na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores com missa de exéquias presidida neste domingo (08), às 9h, pelo padre Tony Batista, vigário geral da Arquidiocese. O momento será transmitido pela Rádio Pioneira FM (sintonia 88,7 FM)e no canal do youtube Catedral de Teresina.
Além de exercer a vocação sacerdotal, padre Raimundo José também era dedicado ao magistério, onde lecionou na Universidade Federal do Piauí, Faculdade Católica de Filosofia do Piauí e no Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus. O padre possuía uma das maiores bibliotecas do Estado, membro da Academia Piauiense de Letras cadeira nº 20.
Sacerdote e professor emérito, formou-se em Filosofia pelo Seminário Maior de Olinda, Pernambuco e foi Diplomado em Filosofia pela Academia Romana de Santo Tomás em Roma, Itália. Bacharel e licenciado (mestrado) em Sagrada Escritura, pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, Itália. Também possuía mestrado em Teologia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Doutorado (PhD) em Teologia Pastoral, pela Universidade de Montreal, Canadá.
Atuou como membro do Conselho Estadual de Educação do Estado; coordenador Pastoral da Arquidiocese de Teresina; assessor nacional da CNBB para as áreas de Leigos, Juventude e Família; diretor do Instituto Nacional da Pastoral (RJ e BR); subsecretário-geral da CNBB para assuntos de Pastoral; assessor de Assembleias Gerais do Episcopado Latino-americano em Mar dei Plata, Argentina e Medelin, Colômbia; assessor dos Bispos do Brasil (CNBB) nos Sínodos Gerais do Episcopado Universal, em Roma; participou de reuniões e encontros internacionais sobre a Terceira Idade na Itália, na Colômbia e no Brasil, além das Assembleias da Federação das Universidades Católicas do Mundo e da Federação dos Institutos de Filosofia e Teologia Católicas do Mundo.
Exerceu também as funções de: diretor de Estudos do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Teresina; membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Teresina; Vigário Episcopal de Teresina para Associações e Movimentos; Assistente Nacional do Instituto Secular “Caritas Christi”.
A Igreja de Teresina agradece por todo seu legado e testemunho de fé. Unidos em oração, rogamos ao Pai que lhe conceda a paz e o descanso na vida eterna.
Com informações da Academia Piauiense de Letras