No último final de semana, a Pastoral do Povo de Rua ofereceu os sacramentos de iniciação à vida cristã para nove acolhidos. Dentre os agraciados, nove pessoas receberam a Primeira Comunhão e três o sacramento do Batismo.
De acordo com o padre João Paulo Carvalho, coordenador da Pastoral, a preparação foi oferecida por catequistas voluntários. “Temos uma equipe de três catequistas que por três dias da semana realizavam encontros com os acolhidos pela pastoral. Esses encontros semanais aconteceram por três meses até que celebramos os sacramentos oferecidos a eles agora”, explica o padre.
Os padrinhos de batismo foram escolhidos pelos assistidos, dentre os voluntários da Pastoral que participaram da celebração, além de familiares dos assistidos. O momento aconteceu no colégio Anicota Bulamarque (forania sul), que funciona como abrigo para a Pastoral do Povo de Rua. Ainda de acordo com o padre, no final de novembro será iniciada uma turma para preparação do Crisma.
“A intenção é que no sábado santo celebrado em 2021 a gente ofereça também o sacramento do Crisma aos assistidos que participaram da catequese ao logo desse período com encontros semanais”, acrescenta o padre coordenador.
A Pastoral do Povo de Rua foi criada na Arquidiocese de Teresina no ano de 2011 pelo padre João Paulo Carvalho através de sua experiência em Lisboa. Atualmente, a pastoral conta com mais de 20 voluntários e, além de abrigo, distribui alimentos e realiza um trabalho de evangelização às pessoas em situação de rua.