Na tarde do último sábado (24) e com presença limitada de participantes, seguindo todas as medidas sanitárias, a Caminhada da Fraternidade comemorou 25 anos de realização com uma live solidária transmitida para todo o mundo através do canal do programa Em Tuas Mãos no youtube, além da Rádio Pioneira, TV Assembleia e TV Antares. Tradicionalmente realizada nas manhãs de domingo, excepcionalmente esse ano o evento aconteceu em um sábado, direto da área aberta do Finess Buffet.
O idealizador da Caminhada e vigário geral da Arquidiocese de Teresina, Pe. Tony Batista, esteve acompanhando toda a realização da live e ressaltou que a Caminhada da Fraternidade já é um patrimônio para a cidade de Teresina. “É um dom de Deus para Teresina e uma expressão de amor do povo de Teresina para com o nosso Deus, sempre para servir os mais pequeninos, os mais vulneráveis e os mais pobres. Esse ano não pudemos sair às ruas com a mesma alegria de 25 anos. Mas, você que participava antes comprando o kit ou patrocinando, participe hoje e faça sua doação. Os pobres de ontem e hoje estão com a mesma necessidade e a indiferença é um vírus pior que a Covid19”, declara padre Tony.
A live foi apresentada pelo jornalista Helder Vilela e por Cláudia Brandão que participa da coordenação do evento desde os primeiros anos de realização. O momento foi animado pelo grupo “Melhor de Três”, formado pelos músicos Flávio Moura, Soraia Castelo Branco e João Claudio Moreno, que destaca o servir a Deus através dos seus dons.
“Nós que formamos o Melhor de Três estamos nos colocando nas mãos de Deus e oferecendo a eles os dons que de graça recebemos. Nós somos só o pincel, o pintor é Deus todo misericordioso, e com esse gesto de animar a live da fraternidade queremos um eco que seja financeiramente proveitoso para essa campanha de solidariedade e toque o coração das pessoas com um gesto positivo e mensagem de amor, que não vem de nós e vem de Deus”, diz João Cláudio Moreno.
O coordenador da 25ª edição, padre Isaías Pereira, explicou que a live foi motivada especialmente para as pessoas que fazem a caminhada, que ajudam, que caminham e contribuem, como forma de mostrar que o evento não parou e que os projetos que ela (caminhada) ajuda, continuam sendo assistidos.
“A live foi pensada como forma de apresentar a toda a sociedade da Arquidiocese que os projetos da Ação Social Arquidiocesana (ASA) continuam, não pararam por conta da pandemia e a nossa ajuda deve ser mantida. Quando apresentamos a proposta da live muita gente abraçou, tanto voluntários quanto patrocinadores, e a ideia foi criando corpo, crescendo e se tornou essa live que a gente pode assistir no sábado, trazendo tranquilidade e paz em um momento de insegurança, trazendo a alegria na vida das pessoas, a alegria que a Caminhada sempre trouxe, e mostrando que é tudo do jeito que Deus quer, embora a gente pense uma forma, Deus faz do jeito Dele e sempre traz essa paz que estamos sentido com o resultado da live”, pontua o padre.
De acordo com o coordenador, após a transmissão muitas pessoas ainda procuraram os organizadores para contribuir e fazer doações. A live está disponível no canal do programa no youtube e as doações podem ser feitas para: Agência 3178-x, Conta Corrente 33.003-5, CNPJ: 06.870.091/0001-00 (Banco do Brasil).
Participação dos fiéis em casa
Esse ano não foi possível caminhar pelas ruas de Teresina, mas, de casa, muitos féis acompanharam o momento ao vivo. A pedagoga Suzane Alelaf relata a experiência de assistir esse momento ao lado da família.
“Foi bem atípico. Participamos da Caminhada há 22 anos e cada ano é uma experiência nova. Criamos uma expectativa sobre esse ano ser realizada ou não e de repente surge a ideia da live, e que foi a melhor forma de arrecadar para manter as instituições que dependem da caminhada e com sua forma espontânea de voluntários tudo foi concretizado. As famílias se reuniram e juntos assistimos de forma alegre e emocionante a 25ª Caminhada e, claro, com o maior objetivo que era a partilha. Nossos padres, Tony e Isaias, nos deram a segurança de que tudo iria dar certo e realmente foi um sucesso. O trio Melhor de Três se encarregou de nos animar e também de emocionar com o nosso amigo João Claudio, a dupla de apresentadores nos transmitiram de forma única o dia iluminado. E o que nos deixou mais feliz foi o conhecimento através de vídeos das instituições beneficiadas, foi show! Só temos a agradecer, carinhosamente”, declarou o casal Suzane e Bosco de Carvalho.
Vários fiéis registraram alguns desses momentos. Confira imagens enviadas ao Setor de Comunicação da Arquidiocese: