A Diaconia setorial Efatta completa um ano de implantação na Arquidiocese de Teresina. Com atuação pastoral envolvendo diretamente pessoas com limitações visuais e auditivas, a diaconia recebeu no último domingo, dia 18 de outubro, um novo diácono em sua composição.
“O diácono Davi é cego e vai compor a Diaconia diretamente na evangelização de surdos e cegos da Arquidiocese de Teresina, com formações, inclusão, acolhimento e aprimoramento da qualidade da evangelização. Ele é associado da Associação dos Cegos do Piauí e irá organizar também os retiros e celebrações que mensalmente acontecerão nas paróquias da Arquidiocese”, explica o padre Francisco Aquino, coordenador da Effata.
A celebração de aniversário por sua implantação aconteceu na paróquia do Cristo Rei (forania Sul I) e foi presidida pelo Arcebispo Dom Jacinto, com a participação direta dos membros da Diaconia na liturgia.
“Foi uma missa tranquila, onde Dom Jacinto focou a missão própria dos cristãos que se colocam a serviço da Arquidiocese de Teresina para anunciar o reino de Deus àqueles que estão excluídos da sociedade. A palavra de Deus vem para todos e o Senhor nos chama e nos convoca a não excluir ninguém, e assim nós fazemos com alegria”, pontua padre Aquino.
A Diaconia Effata busca promover a inclusão e o acolhimento, visando o aprimoramento da qualidade da evangelização. Por conta da pandemia as atividades presenciais da diaconia estão suspensas. No entanto, o encontro virtual segue à disposição daqueles que procuram. “Seja para uma conversa amiga, celebração, gincana com os surdos ou momento interativos com os cegos, estamos atuando e retomando de forma gradativa, especialmente em missão e oração, pois rezando acreditamos ser pessoas de testemunho aonde nós estejamos”, declara o padre.
Valorizando os dons e talentos das pessoas com deficiências visuais e auditivas, oferendo oportunidades de serviços ministeriais dentro da Igreja, a Diaconia Effata insere o surdo e o cego na vida pastoral e de evangelização, com foco na Catequese e condução da liturgia em celebrações (onde sempre que possível deverá acontecer também em Libras).
O horário de atendimento da diaconia ocorre nas terças, quartas e quintas, de 8h às 12h, no Centro Pastoral Paulo VI. Para mais informações: (86) 9 9966-5505 – padre Aquino (ouvinte), (86) 99936-4986 – Carol (surda) e (86) 9 9516 6900 – Ir. Elisa (cega).