Falecido aos 15 anos de idade em decorrência de uma leucemia, o jovem Carlo Acutis será beatificado como padroeiro da internet no próximo dia 10 de outubro, após reconhecido milagre pela cura de uma criança brasileira, que tocou a relíquia do venerável. Seu corpo exumado e tratado está localizado na cidade de Assis, exposto para venerações de fiéis até o dia 17 de outubro. O jovem era considerado um gênio da informática que amava profundamente a eucaristia, o “Ciberapóstolo”da Eucaristia.
Nascido em Londres, na Inglaterra, Carlo Acutis foi criado em Milão, na Itália, onde ainda criança tornou-se católico e devoto da Virgem Maria. Na Arquidiocese de Teresina, o venerável é inspiração para jovens que buscam o mesmo caminho.
“Um ser humano extraordinariamente comum, que não ficaria deslocado em nenhuma fileira jovem atual”. Assim descreve Jefferson Morais, seminarista do segundo ano de teologia no Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus em Teresina, que aos 22 anos se inspira na vida e testemunho de Carlo Acutis.
Uma das características do venerável era a naturalidade da vivência em meio ao mundo moderno. Enquanto vivo, vestia-se com vestes comuns dos jovens atuais, usando calça jeans, tênis e camiseta, interagia com o grupo de amigos na escola, na igreja, e comunidade, sempre com disposição, bondade e testemunho de vida, conforme pede o santo evangelho.
“Entre tantas coisas, eu destaco a personalidade e espiritualidade dele. Ele era muito inteligente e conseguia transmitir o Evangelho com muita leveza. Não com uma doutrina fechada empurrada para os colegas, mas se deixava envolver, guiar e ouvir o evangelho de modo que podia traduzi-lo em suas ações”, pontua Jefferson.
O seminarista comenta que a identificação com o venerável se deu pela semelhança entre ambos, na forma de viver os dias atuais. “Ele gostava muito de animais, de esporte, de viagens e de internet. Assim como nós, na atualidade, mostrando que esses elementos modernos não são empecilhos para uma vida em santidade, e sim plataformas de interação para o ser cristão a imagem e semelhança de Cristo, um desafio para nossos dias”, pontua Jefferson Morais.
Carlo Acutis tinha devoção ao Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora e São Francisco. Em seu velório e sepultamento, muitas pessoas se fizeram presentes, a maioria desconhecida dos seus pais. “Idosos, crianças e especialmente os pobres. Todos tinham algo a contar sobre Carlos, onde alguns tinham uma relação de amizade”, destaca o seminarista da arquidiocese de Teresina.
Seguindo o exemplo de São Francisco, em sua máxima “se necessário use palavras”, e pregando o evangelho ao seu modo, na sua realidade, Carlo se torna elemento de evangelização, sendo beatificado na Basílica de São Francisco, na Itália às 16:30 (11:30, horário de Brasília).