Com o tema “A vida é missão”, o Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) explica a programação de outubro, mês dedicado às missões, pela Igreja no Brasil.
“A Igreja é toda missionária e a intenção desse mês é fazer com que todas as pessoas se sintam missionárias, tendo Jesus como inspiração. Que nossa Igreja militante seja toda missionária onde estivermos e como estivermos”, declara o padre Paulo Fernandes, coordenador do Comidi.
O lema para esse ano “Eis me aqui” foi extraído do livro de Isaías, e, segundo o padre, convida todas as pessoas que estão adormecidas se entregarem à missão. “Esse lema nos convoca abrir a mente de todas as pessoas, tanto as que estão na linha de frente quanto as que estão adormecidas, e que toda a Igreja se mobilize para que essa missão verdadeiramente aconteça em toda a Arquidiocese”, acrescenta o sacerdote.
Este ano, a programação das atividades para o mês missionário foi adaptada ao momento de pandemia e o Conselho espera uma grande adesão por parte dos fiéis. “Não podemos imaginar que esse ano será igual aos outros anos, estamos vivendo um tempo ímpar, jamais vivenciado por todos nós. Mas, como diz o tema, a missão não para, então está nas veias da Igreja a missão. Desde os primórdios os missionários no deram a ideia de que a missão é constante e toda a Arquidiocese está se preparando para que essa missão chegue às famílias, que não vai parar por causa da pandemia”, explica o coordenador.

O Comidi vem realizando encontros virtuais com as Pontifícias Obras Missionárias, Juventude Missionária e Infância Missionária, incluindo reuniões para espiritualidade e formação.
Coleta do Dia Mundial das Missões
Durante o mês missionário é realizado o Dia Mundial de Coleta destinada às obras missionárias da Igreja, que em 2020 acontecerá dia 18 de outubro, Dia Mundial das Missões. “A coleta é feita pra ajudar as missões além-fronteiras e a gente pede que as pessoas que participem da missa nesse dia, pensem nas pessoas que estão no campo de missão e que precisam muito dessa coleta. Essa coleta até hoje já ajudou muitos missionários”, comenta o padre Paulo Fernandes.
A orientação do Comidi é para que todos os párocos animem seus missionários nas paróquias, levando a todas as famílias, através do material que está disponibilizado nas cartilhas.