“Se for preciso, aumentem a quantidade de celebrações diárias”, diz o Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, em exortação aos fiéis e padres da Arquidiocese para o retorno às celebrações presenciais. A declaração faz referencia à retomada das atividades pós quarentena da pandemia e o receio com o vírus ainda em circulação.
“O auge da pandemia se deu quanto todos os nossos templos estavam fechados, inclusive a basílica de São Pedro, na Itália. Não foi através da nossa igreja que o vírus se espalhou, e agora que estamos na linha azul de segurança, com índice decrescente de casos e óbitos provocados exclusivamente pela Covid, convoco a todos os fiéis que retomem a participação na missa. Se você pode ir à supermercado, farmácia e até à praia, você também por ir à missa, pois nossas igrejas estão todas preparadas e seguras para recebe-los”, pontua o Arcebispo.
As igrejas estão autorizadas a receber pessoas com até 50% da sua capacidade de lotação, respeitando todos os critérios de distanciamento, como a sinalização dos bancos, uso de máscara e álcool em gel acessível. Na liturgia da santa missa, ainda estão suspensos o cumprimento da paz de Cristo e a eucaristia deve ser entregue diretamente na mão do fiel.
“Em março eu dizia que infelizmente, movidos pelo cuidado com a vida, a preservação da saúde das pessoas, nós vamos fechar as nossas igrejas. Já se passaram seis meses. Agora, obedecendo as autoridades civis e autoridades de saúde, estamos com a possibilidade de ter 50% do espaço dos nossos templos preenchidos, a metade. Então, a partir do meu coração de pastor, nesse mês da bíblia, em plena primavera com ipês florindo, peço que voltemos a participar presencialmente das celebrações, pois a igreja é fundamentalmente comunidade de fiéis”, convoca o Arcebispo.
A Arquidiocese de Teresina orientou recolhimento e isolamento social ainda na primeira semana do mês de março de 2020, antes dos casos da Covid19 se confirmarem na região e as autoridades civis municipais e estaduais decretarem quarentena. Nesse período, a igreja católica suspendeu celebrações litúrgicas e evitou eventos com aglomerações.
Apesar da ampliação de participação, a Arquidiocese orienta às pessoas, especialmente àquelas acimas dos 60 anos de idade e crianças, que permaneçam acompanhando as celebrações de casa, através das mídias digitais.