A demanda para transfusão de sangue é constante em todo o país. Com a pandemia em decorrência do Coronavírus, o número de doações reduziu para a metade, enquanto a demanda continua alta tanto para o serviço de urgência e emergência em hospitais como para pessoas portadoras de doenças relacionadas à hemoglobina (anemia falciforme ou neoplasia por exemplo), que necessitam recorrer com frequência aos hemocentros.
A partir dessa realidade, o Rotary Clube de Fátima intensificou a Campanha “DOE VIDA EM VIDA” que visa aumentar as doações de sangue e cadastro de medula óssea. “Essa é uma campanha que o Rotary Club de Teresina Fátima iniciou em 2015, quando o filho de uma amiga e companheira de Clube foi diagnosticado com leucemia. De lá pra cá já estamos na quinta edição e nesse ano ela tomou um novo formato, pois nosso clube fez o convite a todos os clubes de Rotary e a campanha cresceu muito”, explica a presidente do Rotary Club de Teresina Fátima, Simone Terto.
De acordo a presidente, são dezenas de clubes envolvidos. “Agora somos 23 clubes engajados nessa campanha salvadora de vida que nos emociona e nos motiva todos os dias a divulgar e a pedir apoio para que levemos nossa mensagem ao maior número de pessoas. Além dos Rotary de Teresina, temos também o Rotary Clube de Picos, Caxias, Codó e Coelho Neto, além dos Rotaract e Interact que são a galera jovem do Rotary, uma força em tanto”, acrescenta.
A doação de sangue é um gesto solidário onde uma quantidade do próprio sangue pode salvar a vida de outras pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade. As campanhas para doações são regulares e intensificadas no período de férias. Contudo, diante da pandemia por Coronavírus, o estoque de sangue nos hemocentros de todo país estão em situação insatisfatória.
“Muitas pessoas por medo da contaminação da Covid 19 deixaram de fazer doações. Talvez pela falta de informação sobre o protocolo que o HEMOPI e HEMOMAR estão aplicando em relação aos cuidados para garantir ao doador que ele estará seguro quando for fazer sua doação”, esclarece Simone Terto.
Dessa forma, a campanha “DOE VIDA EM VIDA” visa também esclarecer dúvidas em relação às doações de sangue e medula óssea.
A Arquidiocese de Teresina apoia a campanha através da Diaconia Setorial Nossa Senhora da Saúde. “Estamos atuando principalmente através da divulgação entre os fiéis de todas as paróquias da Arquidiocese. Temos hoje trinta pessoas diretamente na Diaconia da Saúde, e cada um desses agentes será responsável por ajudar a ampliar a campanha na nossa Arquidiocese”, comenta o diácono Wilson Costa, coordenador da Diaconia.
Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos e que esteja pesando mais de 50kg pode doar sangue. Os interessados devem procurar o Hemocentro através dos números (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919 e ao se dirigir até o local de coleta, apresentar documento oficial com foto.