Os festejos em comemoração à padroeira da Arquidiocese de Teresina tem início dia 06 de setembro e segue até dia 15 do mesmo mês. O tema escolhido para os dias de festa foi extraído de um trecho do Hino da Padroeira, de autoria de Dom Pedro Brito: “Mãe, eis aqui vossos filhos”. A temática foi escolhida pelo Pároco da Catedral, padre Klebert Viana e pela Comissão Organizadora das festividades em 2020.
Para esclarecer melhor sobre o significado do hino da padroeira da Arquidiocese, Nossa Senhora da Dores, foi realizada una live entre o Arcebispo de Palmas (TO), Dom Pedro Brito e um dos membros da comissão arquidiocesana de liturgia, Matheus Nunes.
Dom Pedro Brito esteve na Arquidiocese de Teresina atuando no Regional Nordeste IV como formador e reitor do Seminário Arquidiocesano e recebeu o convite de Monsenhor Luiz Soares, enquanto pároco da Catedral, para a criação do hino em honra à padroeira. Hino é um gênero literário. “Quando a gente fala de um hino, tem que ter muita consciência que é uma exaltação, um louvor de origem latina, uma louvação e uma reverência com ritmo macial, como é de característica dos hinos. Então após aceitar o convite de Monsenhor Luiz, levei alguns dias para apresentar o resultado, que foi prontamente aceito e celebrado tanto por ele quanto pelo coral”, explicou o Arcebispo.
O religioso comentou que levou alguns dias para compor e que em todas as vezes olhava para a imagem de Nossa Senhora das Dores e pedia inspiração. “Sou letrista. Minha preocupação é com a letra. Porque a Igreja vive das letras, através do nosso Missal e lecionários que são livros litúrgicos, e para aprovar alguns textos precisa de várias aprovações e observações. Eu trabalho bem a letra, com a palavra certa, entendendo que nem sempre a palavra vai favorecer, ai boto no molho, vou pensando, cantarolando, orando, até que me convenço e apresento. Mas para isso, dei várias voltas pela igreja, caminhando, pensando, orando, pesquisei, sentei ao lado e compus”, relembra o religioso.
O Hino da Padroeira possui quatro estrofes estruturadas, de forma que se apresenta como uma composição oracional e devocional. As quatro estrofes do Hino foram explicadas durante a live, que segue disponível no perfil de Matheus Nunes no Instagram (@MatheusNunes).
Para o padre Klébert Viana, atual pároco da catedral, o Hino é contagiante. “O hino é uma das mais belas composições para a padroeira na Arquidiocese porque ao cantá-lo nosso coração se enche de alegria, nossa alma vibra, porque realmente tem letra, tem música, tem história, tem arte e toda a Arquidiocese canta no dia da sua padroeira e ele cai logo na graças das pessoas e na boca do povo”, declara.
Ouça aqui a letra completa do hino da padroeira da Arquidiocese de Teresina, Nossa Senhora das Dores.