Apesar da reabertura gradual com a presença de fiéis na igreja, crianças menores de doze anos e pessoas que estão no grupo de risco (maiores de sessenta anos e/ou com doenças pré-existentes) devem continuar acompanhando as celebrações de casa. Para amenizar o distanciamento físico, o Santuário Nossa Senhora da Paz (Forania Sul) realizou, por ocasião da festa da padroeira Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, a distribuição da eucaristia nas ruas das comunidades Redenção e Jerusalém.
“O nosso grupo de idosos é muito grande, abrangendo também as pessoas com doenças pré-existentes. Já tínhamos a ação de entregar a eucaristia nas residências, mas com a pandemia esse serviço também foi suspenso. Mas a partir do tríduo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, essa entrega foi retomada”, explica Josilene Paixão, coordenadora da Comissão Pastoral e tesoureira da Paróquia.
O tríduo teve início na quinta-feira e foi transmitido pelas mídias sociais do Santuário. No domingo (16 de agosto) a programação incluiu a distribuição da eucaristia nas residências. Para avisar a comunidade, a paróquia utilizou um carro de som informando para quem desejasse receber a hóstia, aparecesse na porta da sua casa com máscara e o coração preparado para aquele momento, que o pároco desceria do carro e faria a entrega.
“Foi uma experiência belíssima porque as pessoas saiam das suas casas, e recebemos muitos relatos sobre a emoção de receber o corpo de Cristo após tanto tempo, que sentiram o Espírito Santo e a paz na hora da comunhão. O padre percorreu todas as ruas da comunidade do Redenção e Vila Jerusalém, foi muito lindo. No período da tarde, passamos com a imagem de Nossa Senhora e percebemos as pessoas chorando e se emocionando com aquele momento”, acrescenta Josilene.
“Foi muito emocionante, muitas pessoas choraram porque fazia tempo que não recebiam Jesus Sacramentado. Para mim também foi uma experiência maravilhosa que alimenta a fé, a auto-estima e fortalece essa amizade profunda com Deus com Jesus Cristo”, concluiu o pároco, padre Antônio Barbosa.