No dia 10 de agosto, a igreja celebra o dia de São Lourenço, diácono que servia a Deus na Igreja de Roma durante o século III, considerado o padroeiro dos diáconos. A Arquidiocese de Teresina, todos os anos, celebra a data com homenagem aos diáconos permanentes que fazem parte da Igreja particular. Este ano, a celebração foi realizada na Paróquia de Cristo Rei e presidida pelo Arcebispo Dom Jacinto Brito.
O padre Gilberto Freitas é o vigário episcopal para o diaconato permanente e destaca que o dia do diácono é para celebrar também a memória de seu padroeiro. “Neste dia 10, nosso arcebispo faz questão de celebrar essa missa congregando todos os diáconos e suas esposas, para que assim possamos louvar a Deus e bendizer por tudo aquilo que São Lourenço testemunhou e continua fazendo como protetor e intercessor de todos os diáconos”, afirma o sacerdote.
Na ocasião, foi celebrado também o aniversário de ordenação da quinta turma do diaconato permanente. O diácono Kleiton Fernandes, que faz parte da turma, afirma que a sua missão tem sido vivenciada com alegria. “É um momento de festa do terceiro ano de ordenação para um grupo de dez diáconos ordenados. Deus nos concede essa graça de vivermos a dupla sacramentalidade e neste momento nós podemos celebrar junto com as nossas esposas, filhos e toda a comunidade que tanto espera dos homens que se consagram a Deus”, ressalta.
Atualmente a Arquidiocese de Teresina conta com 54 diáconos permanentes ordenados que estão a serviço da Igreja e 25 candidatos ao diaconato. “É um ministério de grande importância para Igreja. Onde os diáconos estão nós percebemos uma Igreja viva, atuante, uma Igreja que cresce e amadurece”, reitera o padre Gilberto.
Fotos: Pascom – Paróquia de Cristo Rei