Com a retomada dos serviços na área de construção civil no Piauí, mais um serviço pendente na obra de reforma da igreja São Benedito foi finalizada. Após a flexibilização das atividades no Estado, essa foi a única movimentação realizada no templo que para seguir com a reforma, precisa de autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
“Além da parte do forro, que já estava autorizada, também foi encaminhado o serviço de instalação elétrica, autorizada antes do período de isolamento social. Agora estamos aguardando o relatório do IPHAN com orientações para execução da pintura. Enquanto esse documento não for expedido, a obra deve permanecer parada”, explica Verônica Lopes, membro da administração da Cúria Metropolitana.
A Arquidiocese de Teresina precisa seguir todas as recomendações do IPHAN e acompanha de perto as obras de recuperação da igreja de São Benedito, que além de ser um espaço religioso sob a responsabilidade da Arquidiocese, também é símbolo arquitetônico da cidade, tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o que implica uma burocracia específica para qualquer alteração ou reforma no local.
Abrace a São Benedito
Ao longo de um ano, a campanha Abrace a São Benedito recebeu doações a partir de transferências bancárias, vakinha virtual, venda de camisetas e carnês com contribuições destinadas à reforma da igreja. Além dessas formas, a empresa A 7000 e a agência Árvore Propaganda realizaram a venda de cartelas do sorteio de vários prêmios, onde parte do valor arrecadado com o Recibo de Contribuição Premiável também foi destinado à reforma da Igreja.
No entanto, após o decreto de isolamento social, a entidade realizadora dos sorteios e responsável pela premiação, considerou que a atividade de distribuição, recolhimento e vendas dos Recibos de Contribuição Premiáveis colocam pessoas em contato direto com outras, implicando em altíssimo risco de contaminação e, por isso, suspendeu a promoção de sorteios enquanto durarem as restrições impostas pelo Estado de Calamidade Pública.
A campanha segue com doações espontâneas através da Conta Corrente doada pelo Banco do Brasil: Ag 3219-0 Cc 9802-7. Toda a prestação de contas está disponível no Convento da São Beneditos aos cuidados e auditoria de profissionais da área.