O momento mais esperado pelo vocacionado que decide seguir a vida religiosa consagrada através do sacerdócio é a ordenação presbiteral. Na última sexta-feira, 17 de julho, pela imposição das mãos de Dom Jacinto Brito, o então diácono David Henrique Lopes das Neves recebeu o segundo grau da ordem e agora é o mais novo padre da Arquidiocese de Teresina.
O neo-sacerdote é o primeiro presbítero ordenado na Paróquia São Paulo, Forania Norte. A solenidade aconteceu na área aberta de uma escola pública, restrita para alguns seminaristas, membros do clero e familiares do novo padre, e seguiu todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde para restrições sanitárias decorrentes do avanço da COVID-19.
Apesar do número pequeno de presentes, a celebração foi acompanhada por centenas de pessoas pelas redes sociais e mídias digitais da Arquidiocese. “Um celebração pública de alto significado, um novo padre para essa Igreja de Deus em nossa Arquidiocese. É o primeiro padre que estamos ordenando esse ano. É verdade que não temos o público que teríamos se não estivéssemos nesse tempo de exceção por conta do Coronavírus. Meu querido David, não se impressione com o número de presentes, há um grande número de fiéis que se unem de forma virtual a essa pequena assembleia presencial. Aqui estão todos aqueles que podem estar: sua mãe, seus irmãos, seus familiares e os representantes do clero, que não obstante circunstâncias se fazem presentes em significativo número. Seus paroquianos de origem se fazem representados e nos acompanham também de forma virtual. Todos testemunhamos o seu serviço apostólico”, pontuou Dom Jacinto no início da homilia.
O sacramento da Ordem segue um rito de ordenação próprio, marcado pela eleição do candidato, homilia e do propósito do eleito. Em seguida, é rezada a ladainha e o rito de imposição das mãos com a prece de ordenação, prosseguido da unção das mãos e entrega da patena e do cálice. Após a liturgia da Palavra é iniciado o Rito de Ordenação Presbiteral.
“Quando sou fraco, é que sou forte. Expresso meus agradecimentos a Deus, pois sem sua graça nós não somos nada. Agradeço também a Dom Jacinto nosso imã e confiança, aportando por ser pai e confiar em seu humilde servo, ao padre Tony, por sua amizade e escuta. Aos religiosos e religiosas que tive o prazer de conviver e sei que rezam por mim. Aos meus familiares e amigos seminaristas. Aos benfeitores do Terra Sacerdotal, ao povo de Pimenteiras, aos grupos e pastorais. Quero agradecer aos que ajudam nas vocações sacerdotais, e agradeço especialmente a todos que fazem a paróquia São Paulo, pelo empenho e determinação que fizeram do ambiente um lugar propício para receber a graça de Deus. Por favor, rezem por mim”, pediu o novo padre, que vai servir como vigário na Paróquia São João Batista, município de Pimenteiras.
A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal do Programa Em Tuas Mãos, no Youtube, pelo canal da FM Carismas também no Youtube e pelas mídias da paróquia São Paulo, através da atuação e empenho da equipe da Pastoral da Comunicação daquela Paróquia. O conteúdo está disponível no canal do Programa através do link: Ordenação Padre David
Trajetória do novo padre
David Henrique é o 19º (décimo nono) diácono ordenado padre pelo Arcebispo Dom Jacinto, desde que assumiu a Arquidiocese de Teresina. Filho de José Bispo das Neves Filho, e Marinete Lopes Caldas, é segundo filho de três irmãos. Nascido no dia 09 de dezembro de 1988 em Teresina, foi batizado em 28 de dezembro de 2003 pelo padre José Deusdará, e em seguida recebeu o sacramento da Eucaristia.
Participava das missas na Paróquia São Paulo. Integrou o grupo de jovens chamado JUSC, na comunidade São Francisco. Em 2007 ingressou no grupo de acólitos e sob supervisão do então pároco (padre) Osvaldo Cardoso, despertou para a vocação sacerdotal, que nasceu como uma resposta a um desejo maior de servir a Deus na comunidade pelo serviço pastoral e através de uma consagração generosa. Foi crismado no dia 27 de novembro de 2010 por Dom Celso da Rocha.
Em 2010 fez o encontro vocacional na Residência Episcopal, acompanhado pelo padre Daniel e ingressou no seminário propedêutico Casa Divino Mestre, no bairro Planalto Ininga, em 09 de fevereiro de 2011, onde permaneceu por um ano. No ano de 2012 entrou para o discipulado São Joao Paulo II, cursando o primeiro ano de filosofia.
Em 2013 passou a residir na Casa Dom Edilberto Dinkelborg, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, prosseguindo os estudos de filosofia por mais de dois anos. Em 2015 ingressou na casa de teologia Sagrado Coração de Jesus onde passou quatro anos estudando.
No dia 21 de dezembro de 2019 foi ordenado diácono transitório e exerceu seu ministério na Paróquia São Joao Batista, cidade de Pimenteiras até ser ordenado presbítero no último dia 17 de julho de 2020.