No ano de 2017, a Igreja Católica vivenciou a intensidade do ano Mariano, voltado para a fé em honra à mãe de Deus. Naquele mesmo ano, a Arquidiocese de Teresina ofereceu uma “coroa de flores” formada por orações de centenas de fiéis que participaram do curso bíblico oferecido partir do livro “Meus primeiros passos com a Bíblia”, produzido pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito.
“Esse livro nasceu da minha experiência pelas ruas, pelas igrejas, fazendo com que as pessoas se interessarem em manusear e conhecer a Bíblia em sua espinha dorsal. Como ela se divide, a estrutura e cada bloco de livros. Fizemos ensaios de transmissão sobre esse conhecimento de forma que adquiri uma experiência larga para chegar a escrever esse livrinho”, explica Dom Jacinto.
O livro teve duas edições, uma em 2017 e outra em 2018, todas esgotadas e com distribuição gratuita. “Queremos que as pessoas se dediquem a conhecer o livro mais importante que nós temos: a Bíblia Sagrada. Em nossa Arquidiocese temos a Comissão Bíblica, distinta da comissão catequética, justamente para reforçar na capital mais católica do Brasil o bom uso do nosso livro sagrado”, pontua o Arcebispo.
O material também está disponível na plataforma online através do curso desenvolvido pelo Instituto Nova Jerusalém, que veio para Teresina a convite de Dom Jacinto, e por aqui desenvolve a missão e carisma formadores com ênfase no estudo bíblico. A comunidade disponibiliza o Curso Bíblico e a Escola da Fé Bíblica, transmitida através da Rádio Pioneira e FM Carismas. Ás quartas-feiras o Instituto oferece formação Bíblica com transmissão ao vivo pelo canal da Comunidade no Youtube a partir das 19:30.
“O Instituto Nova Jerusalém, e seus homens e mulheres missionários, junto com padres, diáconos e alguns leigos proporcionam aos féis a oportunidade de conhecer os fundamentos e manusear a Palavra. Desejo que esse tempo de isolamento social seja também um recolhimento para estudo da Palavra de forma a colocá-la em prática. Maria nos disse para fazermos tudo o que Jesus nos disser, e o que ele nos disse está na Bíblia Sagrada”, finaliza o Arcebispo.