Como forma de contribuir com a música Litúrgica durante as tele transmissões da missa, especialmente nesse período de pandemia, na última quarta-feira (15) o Setor de Comunicação da Arquidiocese de Teresina realizou uma live transmitida pelo canal no Youtube do programa Em Tuas mãos.
Mediado pela jornalista Ana Paula Lima, o momento contou com a participação do assessor de Música Litúrgica da CNBB, Irmão Fernando Vieira, SJ, o coordenador da Subcomissão de canto e música litúrgica da Arquidiocese, padre Jardel Moreira e o vice-coordenador da comissão arquidiocesana de liturgia, Jordão Costa que, por mais de uma hora, interagiram com os participantes.
Segundo o irmão Fernando, para bem conduzir a música litúrgica, a equipe deve ensaiar, preparar, estudar a liturgia daquele dia, entrar no todo que vai celebrar. “Não é uma simples encenação como se transmite shows por ai, bem feitos, inclusive. Mas a liturgia é um momento em que se coloca os dons a serviço de Cristo. E esse tocar e cantar jamais deve ser uma exibição, e sim um ato litúrgico”, declara.
O padre Jardel Moreira destacou o zelo que deve ser apresentado durante as missas. “Seja na missa dominical ou semanal é preciso muito zelo com a música que deve ser cantada. O grupo não pode ter apego ao seu gosto musical ou carisma e sim seguir a proposta da Igreja para a liturgia daquela celebração”, pontua.
Durante a live foi enfatizado o quando a música deve comunicar aquilo que está sendo celebrado e reforçar os modos e critérios para se cantar e tocar, sendo funcional e, de certa forma, pedagógica. “A gente sabe que várias pessoas acompanham a liturgia e nos faz pensar que elas estão aprendendo, o modo como nos apresentamos e conduzimos também é parte da celebração”.
Os participantes questionaram sobre os ensaios necessários para a condução litúrgica durante as celebrações, onde a música encontrou dificuldade de ser realizada devido o isolamento social. “Essa live também ajuda a pensar e preparar melhor as missas que serão transmitidas, pois mesmo quanto voltarmos a ocupar os bancos das igrejas, nesse primeiro momento, apenas 30% da capacidade da igreja deve se fazer presente, e isso nos faz pensar em preparar melhor as músicas da liturgia, tanto para quem está na igreja quanto para quem está em casa”, comenta Jordão Costa.
Em todas as falas foi destacado o quanto a liturgia tem o dever de incluir o fiel naquilo que será celebrado e a sintonia das missas transmitidas, pontuando ainda os cuidados intensificados durante a pandemia como um ambiente ventilado, para que circule a corrente de ar e a higienização dos instrumentos antes e depois do uso.
O conteúdo da live pode ser acessado pois está disponível no canal do programa Em Tuas Mãos no Youtube.