A cidade de Teresina tem migrantes sírios e libaneses que, através da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, também atuam na evangelização cristã. A Igreja Sírian Ortodoxa Santa Mãe de Deus existe em Teresina há mais de 19 anos, e conta com o pároco Corepiscopo Prof. Dr. Pe. Francisco das Chagas do Vale e o monge Isaac Souza, como auxiliar da igreja localizada no bairro Cidade Leste, Forania Leste da Arquidiocese.
Pelo decreto de fechamento das igrejas devido a pandemia por Coronavírus, o Curso de Aramaico, que era oferecido na comunidade local, abriu-se para plataforma das Aulas Remotas (Curso de Aramaico On-Line) para todo fiel que desejar participar. O Curso que a princípio é individual, pode iniciar a qualquer tempo e tem como primeiro módulo o tema: Introdução ao Aramaico e Alfabetização. Durante o período de (6) meses a (1) ano a pessoa aprende a ler, escrever e falar aramaico.
“O método que utilizo é muito fácil e didático, de fácil assimilação e compreensão. Qualquer um pode aprender, basta se se dispor para tal finalidade”, afirmou o monge Isaac.
Os demais módulos são: gramática do Aramaico, análise sintática, interpretação textual, preposição, tempos verbais e traduções”, explica o religioso.
O curso será ministrado através de Plataforma de vídeoconferência que seja mais acessível ao aluno: Zoom, Whatsapp, Messenger, Google Duo ou Skype.
Para desenvolvimento, será disponibilizada a Bíblia PESHITTA em PDF, dicionário em Aramaico em PDF e material didático para suporte das aulas online e áudio visual.
“A Bíblia Peshitta, deixou registrada a mensagem do Evangelho em um idioma claro, simples e direto, que é o significado da palavra Peshitta. Nela, o leitor pode encontrar um dicionário extensivo do Aramaico ao português, dados históricos e tradicionais relacionados ao Antigo Texto Peshitta e vai perceber as diferenças entre a Bíblia Peshitta e a tradução padrão do hebraico e do grego como a relação de nomes de pessoas e lugares Bíblicos importantes. Também pode encontrar a lista por ondem cronológica de elaboração dos livros da Bíblia Novo Testamento, tabela de Pesos e medidas do Antigo Testamento e Tabela de Pesos e medidas do Novo Testamento”, pontua o monge.
O curso tem uma duração média de três anos e o investimento mensal é de 100 reais. “Lá, na Síria tivemos uma Disciplina chamada de Língua Aramaica. Estou negociando com o Polo Timon – Maranhão, da Faculdade Einstein – Facei. Se der certo o diálogo, no final do Curso de Aramaico On-Line, completando a carga horária da pós, será expedido um Certificado de Especialização em Língua Antiga da BÍBLIA PESHITTA, uma Pós-Graduação em Língua Aramaica para quem tem qualquer Graduação”, acrescenta Isaac.
O Monge Ortodoxo já participou de celebração eucarística na Arquidiocese de Teresina. No dia 14 de março de 2020, o religioso ortodoxo participou da missa em comemoração aos 100 anos de nascimento da beata Chiara Lubich, celebrada por Dom Jacinto Brito, na igreja Catedral de Teresina Nossa Senhora das Dores.
“No início de março, Sua Eminência Dom Jacinto Brito, Arcebispo de Teresina, sabendo da minha presença recém chegada de Brasília a Teresina, solicitou que eu viesse a participar da Santa Missa na Catedral Metropolitana de Teresina. Antes de iniciar a Santa Missa, o Senhor Arcebispo fez uma explanação de quem eu era, porque estava alí e disse que a Igreja Ortodoxa é igreja-irmã da Igreja Católica. E que, por ser um legítimo padre, faria parte no Presbitério, em lugar de honra, e que comungaria solenemente na Santa Missa”, lembra.
A celebração envolveu padres da Arquidiocese, fiéis focolarinos, pessoas que não se identificam com um possível credo religioso e pessoas de igrejas diferentes, como o monge Isaac Sousa, da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia. A convite do Arcebispo, o padre ortodoxo ocupou lugar no presbitério.
Próximo ano a Igreja Católica deve realizar uma Campanha da Fraternidade Ecumênica, cujo tema escolhido pela Comissão é: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14).