A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Vermelha, oferece quinzenalmente, o curso Nossas Raizes, voltado para fiéis de toda a Arquidiocese. A iniciativa existe há quatro anos e tem o objetivo de continuar a formação bíblica.
“Aqui é um local onde as raizes da fé são muito bem fincadas, então quis fazer uma ligação dos troncos familiares com personagens bíblicos, passando do antigo testamento desde Adão e Eva, Noé e os personagens do novo”, explica padre Antônio Cruz, pároco e idealizado do projeto.
Com a pandemia, o curso passa a ser oferecido toda terça-feira. Na noite da última terça-feira, 22 de junho, após a santa missa, a paróquia transmitiu, o curso com o tema “O Pecado não Satisfaz”.
A formação apresentou o pecado como transgressão, onde ele é um lapso (desvio) da verdade, e um desistir da vida. “O pecado não tem parte sem partilhamento, ele traz a perda, o confisco, tirando a marca da pertença, a marca de Deus”, diz padre Antonio.
O momento reuniu fiéis que acompanharam a formação através do Instagram da Paróquia (@LourdesVermelha). Desenvolvida através do texto no livro de Apocalipse (13,16) os sinais de pecado foram apresentados também através de marcas que o identifica, como o sinal da besta onde todos os pecadores recebem uma marca na mão direita ou na fronte.
“O pecado pode ser por desistir de algo ou deixar de pertencer. Com ele você atinge uma nova marca, marca diferente da original. O sinal do pecado na fronte quer dizer pensar como a besta e a marca na mão direita quer dizer agir como a besta. E aí não tem alegria, pois estamos a serviço da besta e todas as vezes que agimos em nome e a serviço da besta, levamos tristeza. Quem peca, tira o nome do senhor e passa a usar a marca da besta”, diz explica padre Antônio Cruz.
Durante o curso também foi apresentado o pecado de Adão e Eva, mostrado no livro de gêneses. ”O pecado é errar o alvo e não atingir a plenitude, se acostumando a ser medíocre e deixando de crescer”, pontua o padre.
As lives são transmitidas para toda a Arquidiocese de Teresina. De acordo com o pároco, o tema para próxima formação ainda esta em processo de elaboração.