Os seminaristas da Arquidiocese de Teresina, por meio do projeto “Terra Sacerdotal”, promoveram durante os dias 28, 29 e 30 de maio o primeiro Tríduo de Pentecostes online. Por meio de “lives” na página do projeto no Instagram, os seminaristas, juntamente com padres, refletiram temas sobre o Espírito Santo. O tríduo aconteceu em preparação para a Solenidade de Pentecostes, que aconteceu neste dia 31 de maio, culminando com a Santa Missa presidida por Dom Jacinto Brito, arcebispo metropolitano de Teresina.
Para Arthur França, representante dos seminaristas na coordenação do projeto, o tríduo foi um importante tempo de oração em preparação para a Festa de Pentecostes. “Com a impossibilidade das visitas pastorais, nós buscamos, através das redes sociais, proporcionar aos nossos benfeitores e seguidores a oportunidade de uma preparação para a Festa de Pentecostes. Assim como nos preparamos para o Natal com o advento, para a Páscoa com a Semana Santa, o tríduo veio com esse objetivo, envolver os benfeitores no clima oracional em preparação para a vinda do Espírito Santo”, disse Arthur.
A distância não foi empecilho para a participação do seminarista Miguel Wanderson. Direto de Miguel Alves, cidade a 118km de Teresina, ao norte do Piauí, o seminarista comandou a transmissão do dia 28 com a participação do padre Fabrício Damasceno. Miguel explica que o objetivo do tríduo foi dar maior proximidade com os benfeitores do projeto. “Pensamos em rezar junto com nossos benfeitores e outros seguidores da página, para manifestar nossa comunhão, nossa amizade e preocupação. Esse tríduo foi apenas um pequeno passo dado, mas que já fez muita diferença. Queremos intensificar o diálogo com nossos benfeitores, retribuindo assim tamanha generosidade de cada um”, afirma Wanderson.
O seminarista Yago Waquim destaca que as “lives” têm importância fundamental no fortalecimento dos laços entre aqueles que abraçaram o projeto “Terra Sacerdotal” e os principais beneficiados do projeto, os seminaristas. “Apesar da distância, isso não impede de estabelecermos esse contato mais próximo através das redes sociais. O amor e o carinho que as pessoas nos dedicam, e que nós dedicamos às pessoas, fazem essas barreiras serem pequenas coisas”, conclui Yago.
Além da presença dos seminaristas, o tríduo contou com a colaboração direta de padres da Arquidiocese. No dia 28 de maio, o padre Fabrício Damasceno refletiu o tema: “O Espírito Santo na Bíblia”. No dia seguinte foi a vez da participação do padre Klebert Viana com o tema: “A devoção ao Divino”. Já no dia 30 de maio, padre Rivaldo Muniz pregou sobre “Os dons do Espírito Santo”. No dia 31, Dom Jacinto Brito celebrou a Santa Missa da Solenidade de Pentecostes, transmitida ao vivo pelo Instagram, direto da capela da residência episcopal. Todos os vídeos podem ser revistos na página do projeto “Terra Sacerdotal” no Instagram (@terrasacerdotal).
TERRA SACERDOTAL
Terra Sacerdotal é um projeto que visa ajudar na formação dos futuros padres da Arquidiocese de Teresina. Seu nome foi inspirado no Ofício da Imaculada Conceição, onde a Virgem Maria é proclamada como “terra bendita e sacerdotal”. Teresina possui hoje 51 seminaristas, distribuídos em três casas formativas (propedêutico, filosofia e teologia).
Todo o dinheiro arrecadado pelo projeto é para ajudar nos custos de alimentação, mensalidades dos cursos de filosofia e teologia, bem como na manutenção do seminário. As doações podem ser feitas pelo Banco do Brasil (CC: 5812-2 / AG: 3219-0), Caixa Econômica Federal (CC: 7379-6/ OP: 03/ AG: 0855).
Para mais informações sobre o projeto também está disponível o WhatsApp (86) 9 9988-0403.
Por Robert Araújo (seminarista da Arquidiocese de Teresina)