A devoção Mariana envolve quatro dogmas relativos à Nossa Senhora: Maria Mãe de Deus, Maria Virgem Perpétua, Imaculada Conceição e Assunção de Maria. O dogma da Imaculada Conceição faz menção à concepção da virgem Maria, que gerou Jesus Cristo sem mácula e sem a mancha do pecado original.
“Nós acreditamos que Maria fora preservada da mancha do pecado original e teve sua virgindade reservada em virtude dos méritos de Jesus. E isso nos remonta ao dogma da Imaculada Conceição que em sua vida optou em não ter intimidade com homens”, explica padre Fabrício Damasceno, do Instituto Nova Jerusalém.
A celebração pela Virgem Conceição (Concepcion) acontece dia 08 de dezembro, liturgia que segue mantida pela Igreja. Contudo, diante da pandemia, o feriado dessa data em Teresina foi antecipado para o dia 22 de maio, em sintonia com o mês dedicado à devoção por Nossa Senhora.
“Os evangelhos nos mostram que Maria teria sido mãe e permanecido virgem ao dar à luz. A partir dos relatos apresentados no livro de Mateus, pela tradição e interpretação do texto bíblico, onde ela mesma fala não conhecer homem algum, entendemos de forma bastante clara, diante da hermenêutica do evangelho, a pureza de Maria”, acrescenta padre Fabrício.
Na Arquidiocese de Teresina existem cinco paróquias e uma diaconia territorial dedicadas à Virgem Imaculada, que farão os devidos festejos e honras à padroeira durante o mês de dezembro, conforme calendário católico.