No dia 13 de maio, na Cova da Iria, três crianças pastorinhas receberam a visita de uma mulher rodeada pelo sol. Ao se revelar como Maria, mãe de Deus e Nossa mãe, apresentou o santo Rosário e pediu que as crianças convocassem a humanidade a rezar pela paz no mundo. O episódio aconteceu na cidade de Fátima, em Portugal e, por isso, recebeu o título de Nossa Senhora de Fátima ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Maria também já se mostrou nas cidades de Lourdes (França), Guadalupe (México) e Aparecida (Brasil). O nome/termo a ela designado, é uma forma carinhosa de demonstrar respeito e devoção àquela que nos leva até Cristo. Contudo, 13 de maio marca a data oficial da primeira aparição de Maria e, por isso, atrai muitos fiéis a celebrarem esse dia com mais fervor.
No cenário de graça e espiritualidade, há testemunhos de fiéis cuja vida é um verdadeiro fruto da intercessão da virgem Maria. Uma dessas histórias, começou desde o nascimento e seguiu até os dias atuais. Aniversariando a cada 13 de maio, a jornalista Mariane Aquino relata que em cada ano agradece e se emociona com o milagre da sua vida.
“A previsão era que eu nascesse apenas no final do mês e Deus quis que eu viesse exatamente no dia 13, dia de Nossa Senhora de Fátima. Aos 4 meses de idade, tive um problema de saúde que me levou a ficar em estado muito grave e até precisei de uma transfusão de sangue. Na época, minha mãe se apegou muito a Nossa Senhora para que o meu quadro de saúde fosse revertido e, incrivelmente, em três dias tive um avanço na recuperação de uma forma tão rápida que nem os médicos sabiam explicar. Quando fui crescendo e tomei conhecimento disso, empenhei-me em estabelecer uma relação de amizade com Nossa Senhora para agradecê-la por ser uma ponte que me levou a ser amiga de Jesus e por outras graças, especialmente pela data do meu nascimento. Quando criança, uma das minhas atividades preferidas era desenhar Jesus e Maria. Em todos os meus cadernos tinham fotos de Nossa Senhora e eu sempre rezava silenciosamente antes das aulas começarem”, declara Mariane.
Durante o crescimento e caminhada na Igreja, a jovem representava Maria em peças teatrais e via sacras. Sempre buscando dar sentido aos convites, estudou sobre o assunto e conduz palestras relacionadas à Maria. “Sempre tive um desejo de conhecer mais sobre os aspectos humanos e espirituais de Maria e, para isso, tive a ajuda de grandes amigos que na época eram seminaristas e hoje são padres. Até hoje os amigos teólogos me ajudam muito com indicações de livros e com reflexões que me levam a conhecer mais sobre Maria. Hoje compreendo bem que é missão transmitir aquilo que descubro sobre Nossa Senhora, pois muito temos o que aprender com as belas lições de humildade dela”, pontua a jornalista.
Mariane testemunha ainda que, no ano de 2018, recebeu ainda mais graças que foram frutos da intercessão de Nossa Senhora por ela. “Descobri que estava com endometriose profunda e que a doença estava em estado avançado, comprometendo alguns órgãos. Fui submetida a uma cirurgia de alta complexidade e, mesmo sabendo dos grandes riscos, busquei apenas sofrer cada dor com esperança e entregar-me inteiramente a Deus, assim como Maria fez quando disse o seu sim. Pedi à Nossa Senhora que mais uma vez me ajudasse, na certeza de que ela defende nossos pedidos junto a Jesus. Após a cirurgia, o médico disse que o que ele viu não condizia tanto com aquilo que os exames apresentavam. Segundo ele, era como se uma mão já tivesse passado resolvendo boa parte da situação. Logo ali entendi que Maria foi medianeira de mais uma causa. Eu corria o risco de perder três órgãos e com a intercessão de Nossa Senhora, perdi apenas um pedaço de um deles que foi do intestino”, relata.
Na fé católica, Maria é a condutora, a intercessora que roga pelos filhos diante de Deus. O mês de maio, especialmente o dia 13 de maio, é um grande convite para união, conhecimento e exercício das virtudes de Nossa Senhora, através da oração do Rosário e também de leituras que ajudem a meditar as palavras de Deus com Maria.
Na Arquidiocese de Teresina, muitas são as paróquias que celebram missa ao meio dia em cada dia 13 do mês. Nesse ano, em especial, a celebração não contará com a presença física da comunidade na igreja, mas, de forma online, todos devem participar desse momento de fé e devoção. Confira aqui alguns locais e horários das transmissões:
-Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima (forania Sul)
Missa às 18 horas transmitida pelo Facebook da Paróquia: paroquiarosariodefatima
-Paróquia Nossa Senhora das Graças (capelinha de palha)
Missa votiva à Nossa Senhora de Fátima às 12 horas (meio dia) transmitida pelo Facebook/capelinhadepalha
-Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz
Missa ao meio dia transmitida pelo Facebook/santuariodapazteresina e Instagram: @santuariodapaz
-Paróquia Nossa Senhora de Fátima (forania Leste)
Missa ao meio dia transmitida pelo Instagram: @paroquiansdefatima
-Paróquia Divino Espírito Santo
Missa às 12 horas transmitidas pelo Instagram e Youtube: Paroquia_d.e.s
Por Flalrreta Alves