A live do Programa Em Tuas Mãos, transmitida no último sábado (02) contou com a participação do padre Adão Cruz, vigário na paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, zona sudeste de Teresina. O Sacerdote falou sobre a devoção à Nossa Senhora, intensificada no mês de maio, especialmente diante desse período de pandemia.
“Em cada mês, nossa Igreja intensifica suas ações. Em agosto falamos sobre vocações, setembro sobre bíblia e em maio intensificamos nossa devoção à Maria, mãe de Deus e nossa mãe, Nossa Senhora de muitos títulos”, pontua o padre.
Segundo ele, é Maria que nos leva a Cristo, caracterizando nossa devoção cristológica. Durante a live, os participantes comentavam o sentimento de devoção a Nossa Senhora e como as palavras do padre eram sábias e esclarecedoras sobre o assunto.
“Considerei uma experiência exitosa, onde pudemos falar sobre nossa fé e contar com a participação dos devotos dessa nossa intercessora. Principalmente em um momento no qual precisamos ainda mais estar unidos em oração e experimentar a presença de Deus no tempo e na história, avalia o padre Adão.
Durante a entrevista realizada por meio da página do Instagram do programa Em Tuas mãos, o padre testemunhou sobre duas especificidades de sua devoção à Santíssima Virgem: Nossa Senhora do Belo Ramo e Nossa Senhora do Sorriso. Conheça um pouco mais sobre esses dois títulos de Maria.
Nossa Senhora do Belo Ramo
Antes do descobrimento do Brasil, havia no sul da França, um santuário chamado Bétharram, que em francês significa “belo ramo”.
“Conta-se a história que uma menina adolescente resolveu tomar banho em um rio chamado Gave, e percebendo que estava se afogando, fez uma prece à Nossa Senhora e começaram a aparecer flores e ramos que foram jogados sobre a margem do rio, por onde ela se apoiou e conseguiu chegar até a margem, atribuindo esse milagre à Nossa Senhora do Belo Ramo, que representa o próprio Cristo. Em 1529 a família mandou fazer uma oração de ouro para colocar nas mãos da protetora e na França os pais foram tomados nessa devoção para rezar pelos filhos que estão em dificuldades”, explica padre Adão.
Nossa Senhora do Sorriso
A devoção à Nossa Senhora do Sorriso não é muito antiga. A difusão deve-se ao fato da Virgem Maria ter sorrido para Santa Teresinha quando essa estava enferma. Segundo os escritos autobiográficos de Teresinha de Lisieux, no dia 13 de maio de 1883, aos dez anos de idade, ela olhou para a imagem de Nossa Senhora das Vitórias, percebe o sorriso e diz “a virgem sorriu para mim”.
O quadro pertencia aos pais de Teresinha e ficava do lado direito da sua cama, uma vez que toda a família tinha devoção por Nossa Senhora das Vitórias, padroeira da França. Após o episódio do sorriso, durante a crise de enfermidade, a família difundiu a novena por Nossa Senhora do Sorriso e mandou esculpir uma imagem, conforme a visão de Santa Teresinha. A imagem de nove centímetros foi levada ao carmelo de Lisieux e começou a devoção com toda a espiritualidade Teresiana, abraçada também pelos devotos.
“Sabemos que a doença que acometia a menina Teresinha não era somente física, mas também psíquica. Essa novena não quer dispensar a medicina, muito pelo contrário, quer a presença de profissionais convidados”, pontua padre Adão Cruz.
A novena de Nossa Senhora do Sorriso envolve uma dinâmica oracional desenvolvida pela espiritualidade carmelita, com um padrão de aplicação de acordo com a organização do Frei Patrício. Essa novena é difundida na Arquidiocese de Teresina através do padre Adão e padre Rivaldo Muniz, pároco da Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus (Dirceu II), local em que as novenas são realizadas.
As transmissões online do Programa Em Tuas Mãos acontecem através do Instagram (@pgmEmTuasMaos) aos sábados, a partir das 10 da manhã. Aos domingos, o programa com entrevistas variadas é exibido pela Tv Meio Norte e também disponibilizado no canal do Youtube do programa: https://www.youtube.com/user/PGMEmTuasMaos.
Por Flalrreta Alves