As peças do “Leilão do Bem” que será realizado, virtualmente, no dia 09 de maio, com início às 10h, já estão disponíveis para consulta no site https://www.vipdireto.com.br. O link também está disponível em www.pensepiaui.com. A iniciativa do leilão beneficente é da Rede Pense Piauí formada pela sociedade civil das mais diversas áreas em parceria com a Arquidiocese de Teresina, através da Igreja Catedral Nossa Senhora das Dores e tem como objetivo ajudar os idosos de cinco abrigos escolhidos pelo Arcebispo Dom Jacinto Brito.
No site já é possível conferir a foto das peças, o valor do lance inicial e um histórico do autor da obra. O leilão virtual da Rede Pense Piauí contou com a doação de peças do acervo pessoal dos colaboradores da rede, assim como ganhou a adesão de artistas piauienses doando suas como Antônio Quaresma, Antônio Amaral, Gabriel Archanjo, Hostyano Machado, João Batista, Nonato Oliveira, Rogério Albino, Luís Mota, Paulo Barros e Dora Parentes. Entre as peças estão: telas, fotografias, peças em madeira, cartuns e até uma camisa da Seleção Brasileira de Futebol autografada pelo ex-jogador Pelé.
Os organizadores esperam contar com uma grande adesão dos piauienses, tendo como mote ajudar os idosos que estão em situação bastante vulnerável em meio a pandemia do novo coronavírus. A data para a realização do leilão foi escolhia pela proximidade pelo Dia das Mães, já que as peças podem ser uma excelente opção de presente.
“É uma oportunidade de você fazer o bem, comprando um objeto de arte. E você também pode estar presenteado sua mãe, sogra, esposa ou mães do seu ciclo, tendo em vista que essa é uma data tão especial e o comércio está limitado às vendas virtuais. Nesse momento em que a sociedade precisa de mais humanidade está é uma ação de solidariedade através da arte. Nós precisamos da arte e do ato”, afirmou Benjamim Pessoa do Valle, coordenador da Rede Pense Piauí.
O Leilão está sendo organizado por Érico Soares que já tem expertise no assunto e reconhecimento nacional. O empresário Silvio Leite que também é uma das mentes por trás da ação, fez doação de peças do seu acervo pessoal. “É um desapego por uma causa muito importante. Cuidar dos idosos que são o grupo de risco do coronavírus, mas que já possuem tantas necessidades no seu dia a dia e nesse período precisamos voltar ainda nosso olhar de atenção ao próximo”, comentou o empresário.
O monsenhor Klebert Viana de Carvalho destacou que o “Leilão do Bem” é uma ação divina para o olhar direcionado aos que mais precisam neste momento em que há o distanciamento social e lembrou que os idosos já vivenciam a solidão e o medo. “Gestos como esses, neste momento em que mesmo longe precisamos nos dar as mãos, mostra a capacidade que os piauienses têm de pensar no outro, de ser solidário. Os abrigos de idosos são muitos carentes e essa ação é uma grande inspiração de Deus”, afirmou.
Com informações da Rede Pense Piauí e Cláudia Brandão