No primeiro domingo após o domingo de Páscoa, a Igreja realiza a Festa da Divina Misericórdia, instituída em toda a Igreja no ano 2000 pelo Papa João Paulo II.
A coordenadora do grupo da misericórdia Santa Faustina da Vila Operária em Teresina, explica que o culto e a devoção à divina misericórdia se iniciou pela própria manifestação de Jesus Cristo.
“Ele apareceu de branco, jorrando sangue do peito no lado direito e jorrando água do seu lado esquerdo. Jesus pediu para que Santa Faustina ensinasse o mundo a ter devoção por essa imagem, na qual ele derramou sua misericórdia às três da tarde na sexta-feira de sua Paixão. Pediu também que rezássemos as três horas da tarde o terço da misericórdia e que fizéssemos uma festa solene no primeiro domingo após o domingo da pascoa”’, relata.
Atendendo as recomendações das autoridades em saúde, a Arquidiocese de Teresina mantém o isolamento social e evita aglomerações. Dessa forma, a orientação para que a festa seja celebrada consiste na novena familiar, através da Igreja doméstica.
“A novena já começou na sexta-feira da paixão. Já informamos aos grupos e paróquias que todo material está disponível. São camisas, diários, novenário completo, novena simples, quadro, folhetos, santinhos, terço e todo o material necessário. Esse ano não teremos a tradicional festa que fazemos há mais de quinze anos, mas vamos nos encontrar pela internet e fazer as orações em casa”’, destaca a coordenadora.
A Festa da Misericórdia é um momento para celebrar o desejo que saiu do Coração de Jesus Cristo, um tempo para renovar as graças do céu e agradecer pela infinita misericórdia de Deus. Para mais informações sobre o matéria disponível, a coordenação disponibiliza o número (86) 99860 3636.
Por Flalrreta Alves