Com o fechamento do Albergue municipal, cerca de 40 pessoas voltaram a dormir nas ruas da cidade em pleno período de pandemia. Através da articulação da Pastoral do Povo da rua, Cáritas Teresina e grupos ligados à Igreja, foi possível uma parceria com o governo do estado que cedeu espaço para abrigo no ginásio esportivo o Verdão.
De acordo com o padre Joao Paulo, são dezenas de moradores já alojados e a tendência é que esse número aumente. “’Na sexta-feira (27) encaminhamos 25 irmãos para acolhimento no Verdão, onde explicamos as normas e horários de funcionamento para café, almoço e jantar”’, explica o padre.
Esse novo espaço precisava de estrutura mínima de acolhimento e, através do Vigário Geral da Arquidiocese (padre Tony Batista), ainda no final de semana, foram doados colchões e cobertores. Agora, a Igreja particular de Teresina explica que as doações também podem ser feitas em dinheiro para ajudar no pagamento de novos funcionários contratados.
“’Recebemos mais colchões esse final de semana. Agora estamos precisando de colaboração para pagar mais um funcionário que contratamos para ajudar na produção das refeições diárias aos 80 irmãos de rua. São 40 refeições para levar ao Verdão (café, almoço e jantar) e 40 refeições de almoço para levar até uma praça da cidade’’, acrescenta o sacerdote.
A casa de abrigo da Pastoral (Casa Santo André) fica localizada na rua Anísio de Abreu, 702- Centro Sul. Apesar do fechamento, a atuação da pastoral é constante, intensificada nesse período de quarentena. Para mais informações: (86) 9 9500 6446.