O Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito, falou aos fiéis sobre este momento de reclusão social que a sociedade vive, por ocasião do coronavírus. Depois de orientar padres e diáconos na manhã de sexta-feira (20) o Arcebispo reforçou as orientações referentes à Igreja para esse período de confinamento e pediu que os fiéis confiem na providência divina, mas se atentem aos cuidados básicos de prevenção ao COVID-19.
“Jesus nos diz: ‘não tenhais medo!’, por isso nós não pudemos espalhar o medo entre nós. Devemos espalhar a vigilância, o cuidado. Como a própria campanha da fraternidade nos sugere, cuidar de nós mesmos e dos mais fragilizados, mas sem medo. O medo não é próprio de quem confia”, afirma Dom Jacinto.
Sobre as orientações para as igrejas, o Arcebispo reforça que os templos estarão abertos para a oração pessoal e que as celebrações ainda não serão canceladas, mas os fiéis podem acompanhar através dos meios de comunicação. “Nós queremos então substituir as celebrações presenciais, para todos aqueles que não podem ir por alguma razão, por celebrações através da rádio e da TV. Nós estamos estudando para esses próximos dias, a possibilidade de missas diárias pela TV, aqui em Teresina. Então teremos uma missa em sua casa, celebrada possivelmente na capela da residência episcopal”, afirma.
O Arcebispo conclui sua mensagem orientando que os fiéis intensifiquem as orações. “A recomendação é: vamos rezar! Vamos orar com confiança, orar em família a oração do terço a oração bíblica dos salmos. Vamos nos unir nessa grande corrente de oração e de confiança. Ajudando a cada qual a não perder a esperança, a confiar em Deus, se entregar nas mãos maternais de Maria, pedindo a ela sua proteção de mãe e ajudando que o nosso cuidado, e o cuidado com a nossa fé nos leve a vencer este vírus”.
Acompanhe na íntegra a mensagem do Arcebispo aqui: