Na manhã desta segunda-feira (09) a Cúria Metropolitana e a Ação Social Arquidiocesana (ASA) reuniu funcionárias das duas casas no Plenarinho Dom Sérgio da Rocha, localizado no Centro Pastoral Paulo VI. Durante o momento que foi organizado pela passagem do Dia Internacional da Mulher, o vigário geral da Arquidiocese, padre Tony Batista, destacou a competência feminina, em especial na realidade da igreja particular de Teresina. “Noventa por cento das coordenadoras da Cúria e da ASA são mulheres e assumem esse posto por competência, não por concessão, ou falta de profissionais do sexo masculino. A mulher tem sua autonomia e competência própria”, comenta o vigário.
O condutor do momento de oração também comentou sobre a interpretação bíblica quanto à participação feminina na sociedade. ”O termo submissa encontrado em muitas traduções bíblicas, diz respeito à obediência; obediência a Deus que o homem também precisa ter. Deus nos fez à sua imagem e semelhança, de modo que, por criação divina, já somos iguais. Exceto por músculos, mas em inteligência e capacidade, devemos ter os mesmo princípios e direitos”, pontua o padre.
Entre brincadeiras e troca de afeto com as funcionárias, que ele chama de amigas, o maior conselho é referente à autonomia. “Estudem, estudem, e brilhem. Assumam o lugar de vocês por competência e conquistem ainda mais o espaço de vocês”, finaliza.
Após a bênção do sacerdote, seguida da oração do Pai Nosso, as mulheres que participaram de confraternização e apresentação musical conduzida pelo cantor David Solano.
Por Flalrreta Alves