A Diaconia EFFATÁ é um serviço setorial da Arquidiocese de Teresina, confiado ao Pe. Francisco Aquino e a Ir. Elizonete (cega), para a Evangelização dos cegos e surdos com suas famílias, considerados afastados e excluídos de nossas atividades eclesiais. Com o objetivo de promover comunidades cristãs vivas e autênticas, a partir da experiência da fé, à luz da Palavra, da Eucaristia e da comunhão fraterna pelo afetivo empenho do tríplice ministério: da palavra, da liturgia e da caridade.
Nas últimas décadas tem-se falado, com muita insistência, sobre a urgência de uma nova evangelização. Segundo São João Paulo II, uma evangelização “Nova em seu ardor, em seus métodos, em suas expressões”.
Por que Cegos e Surdos? No Antigo Testamento eles são mencionados na exortação de Deus ao seu servo Moisés. “O Senhor respondeu-lhe: E quem é que dá a boca ao ser humano? Quem faz o surdo e o mudo, o cego e a aquele que vê? Por acaso não sou eu, o Senhor?” (Ex 4,11). No livro do Levítico (19,14), Ele dá ordem ao povo hebreu para não amaldiçoar o surdo e o cego, pois eles não compreendem o que acontece à sua volta. “Não amaldiçoes o surdo, nem ponhas tropeço diante do cego, mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor”.
Face aos grandes e complexos desafios dos nossos tempos que, mais do que mudança de época, é urgente OUSAR, levando a mensagem do Evangelho e da promoção humana aos setores, ambientes e comunidades, anunciando como a perspectiva cristã é capaz de iluminar, de um modo completamente novo, a busca de solução para os nossos problemas. É o discernimento de novos caminhos.
Jesus é verdadeiramente a Boa Notícia de Deus Pai: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor” (Lc 4, 18-19). O Reino de Deus já está presente no nosso meio. Por meio de Jesus, Deus instaurou o seu domínio na terra, vencendo a força da morte e do pecado.
O que Jesus pregava e fazia causava impacto, era uma novidade na época. João Batista, estando preso, ouviu falar das obras que Jesus fazia e mandou alguns discípulos a fim de lhe indagarem: “És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?” (Mt 11, 3). Jesus lhes responde despontando que os sinais que realiza ratificam que ele é o Messias esperado e que o Reino de Deus se faz presente: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são curados, surdos ouvem, mortos ressuscitam e aos pobres se anuncia a Boa Nova. E feliz de quem não se escandaliza a meu respeito” (Mt 11, 5-6). O profeta Isaías profetizou: “Os surdos nesse dia vão ouvir a leitura das palavras desse livro e, sem névoa ou escuridão, os olhos dos cegos hão de ver” (Is 29, 18).
No capítulo sobre as “Urgências na ação evangelizadora”, DGAE 2011-2015, afirma o Doc. 94: “quando a realidade se transforma devem, igualmente, se transformarem os caminhos pelos quais passa a ação evangelizadora”(nº 25).
O mandato missionário de Jesus aos seus discípulos continua vivo e ressoando ainda hoje: “Ide pelo mundo inteiro e pregai a toda criatura a Boa Nova do Reino de Deus” (Mc 16). A Igreja Arquidiocesana de Teresina, impulsionada pelo Espírito de Cristo, empenha-se para estimular momentos formativos, fraternos e oracionais para os surdos e cegos: Missa em libras na Capela São Miguel Arcanjo e missa na Associação dos cegos do Piauí, atendimento espiritual no Centro Pastoral Paulo VI, grupo de oração, visitas cordiais e oracionais nas casas dos membros da Diaconia etc.
A Diaconia EFFATÁ pretende ampliar seu campo evangelizador, começamos com os surdos e os cegos, porém precisamos de mãos que nos ajudem na missão. Nesse discernimento sobre a realidade e seus imensos e complexos desafios á ação evangelizadora querer “Avançar para águas profundas”. Seremos ser uma Igreja, aberta, acolhedora e ministerial junto com as pessoas amadas de Deus.
Pe. Francisco Aquino
Ir. Elizonete, OVC