Em unidade com as atividades realizadas em vários locais do mundo pelas comemorações do centenário de Chiara Lubich, a Arquidiocese de Teresina vai realizar missa solene na catedral de Teresina. A celebração será presidida por Dom Jacinto Brito às 17 horas do dia 14 de março.
A vida de Chiara Lubich foi um modelo de serviço, seguindo a Deus como um ideal, onde fundou o movimento católico Focolares, em atividade na Arquidiocese de Teresina há mais de quarenta anos. “No final do ano passado todas as comunidades dos Focolares deram inicio às atividades pelo centenário de Chiara, onde sua figura será relembrada como líder religiosa e civil por meio de eventos, mostras culturais e lançamento de livros. Na Arquidiocese de Teresina seguimos essa agenda e com missa solene em nossa catedral vamos celebrar a vida dessa pessoa tão carismática pelo sim a Deus”, comenta Socorro Solano, do movimento Focolares Teresina.
Chiara Lubich
Chiara Lubich (1920-2008) foi fundadora do Movimento dos Focolares difundido em 182 países e portador da espiritualidade da unidade. O objetivo do movimento é contribuir para a atuação da oração de Jesus: “Para que todos sejam uma coisa só” (Jo 17,21).
Figura carismática dos nossos tempos, é conhecida pela sua incansável ação em favor da comunhão, da fraternidade e da paz entre pessoas de Igrejas diferentes, fiéis de muitas religiões e também entre aqueles que não se identificam com um preciso credo religioso.
O espírito dos Focolares mira a levar um estilo de vida novo também no campo civil, na economia e na política. São muitos os títulos honoris causa foram conferidos a Chiara Lubich por instituições acadêmicas internacionais, em nas mais variadas disciplinas (teologia, filosofia, psicologia, economia, ciências sociais, dentre outras).