No último sábado, 08 de fevereiro, a Igreja Nossa Senhora das Dores celebrou a missa de acolhimento ao padre Klébert Viana, novo pároco da igreja Catedral da Arquidiocese de Teresina. A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito e contou com a participação de membros do clero, seminaristas e comunidade.
Antes da celebração iniciar, houve um momento simbológico de entrega da igreja ao novo pároco. Na área externa da igreja, estavam a comunidade de Teresina e de Valença, município em que padre Klebert atuava.
Após os pronunciamentos e Leitura da provisão, Dom Jacinto Brito entregou, na porta da Catedral, uma estola ao novo pároco e explicou o significado.
“Essa estola, sinal do ministério sacerdotal, e entregue ao Pe. Klebert será usada por todos os futuros párocos ao tomar posse nessa igreja Catedral, como início de seu ministério”, destacou o Arcebispo.
A Marcha Pontifícia até o patamar do altar foi executada pela banda de músicos de Valença. A Comunidade Valenciana, representada pela Confraria do Divino, fez a entrega simbólica da Imagem do Divino.
A acolhida também contou com a participação da comunidade de Nossa Senhora das Dores. Após a homilia, padre Klebert fez a Profissão de Fé e recebeu o livro tombo e o livro caixa dos membros do Conselho Econômico e Conselho Pastoral da Paróquia. Dom Jacinto fez o gesto simbólico de segurar o báculo (cajado pastoral do bispo) para marcar a missão que ao Pe. Klebert foi confiada.
Ao fim das preces, Dom Jacinto e Pe. Klebert se dirigiram à Capela do Santíssimo para um momento orante, ocasião em que um jovem fez a entrega de 3 rosas, uma depositada aos pés de Santa Teresinha e as outras 2 nas portas do Sacrário.
Em nome de toda a forania centro, Pe. José de Pinho, pároco da Igreja Nossa Senhora do Amparo, deu as boas vindas, destacando a solicitude pastoral e a sua alegria por ter mais um unionense na Forania centro da Arquidiocese de Teresina.
Com Informações de Mateus Nunes/Pascom Catedral
Fotos Renara Leal