Com programação em alusão ao Janeiro Roxo, mês de luta pelo combate a Hanseníase, o Centro Maria Imaculada (CMI) realizará no dia 31 um momento informativo e educativo sobre assuntos que envolvem essa temática. A programação contará com palestras, bate papos e atividades educativas que serão realizadas no próprio Centro, de 8h às 12h.
De acordo com a coordenadora, Sara Moura, estarão disponíveis no dia, avaliações para pessoas que estão em contato com pacientes diagnosticados com hanseníase ou apresentam sintomas de dormência e perca de sensibilidade.
“Essas pessoas terão livre acesso ao atendimento nesse dia. Não precisam ser pacientes diagnosticados no Centro. Se uma pessoa, por exemplo, mora com algum diagnosticado com hanseníase e apresenta algum sintoma como dormência, perca de sensibilidade, pode procurar o centro, no dia 31, onde vamos cadastrar e fazer uma triagem para saber se condiz com o possível diagnostico e para que em seguida passe por uma inspeção medica”, acrescenta a coordenadora.
A atividade será aberta ao público no geral e contará com a participação de representantes dos direitos da saúde da OAB-Pi, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), SESAPI e da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
O Centro Maria Imaculada é um serviço ofertado pela Ação Social Arquidiocesana (ASA) e atende pessoas diagnosticadas com Hanseníase, além de combater a doença e os preconceitos e estigmas colocados no meio social. O Centro conta com uma equipe de profissionais de saúde qualificados e capacitados para oferecer um tratamento de qualidade aos assistidos.
Para mais informações sobre a atividade em alusão ao Janeiro Roxo, está disponível o seguinte contato: (86) 3225-1766.
Por Allan Matos (Ascom ASA)